Pedro Ferreira França (professor e atleta de Slackline), na praia de Ipanema. Neste Sábado 18/03).Cléber Mendes/Agência O Dia

Rio - A estação mais quente do ano está chegando ao fim, mas para fechar com chave de ouro, este sábado (18) é de sol e muito calor em terras cariocas. Para curtir o verão até o último minuto, o autônomo Ariel Aziz, de 38 anos, do Mato Grosso do Sul, veio ao Rio pela segunda vez e trouxe a sua família para conhecer a cidade. A praia é onde ele mais gosta de ficar. Segundo o Alerta Rio, a máxima do dia é de 34ºC.


"Nós amamos o Rio, tanto é que vamos ficar dez dias por aqui. Gostamos muito da hospedagem, o carioca é muito receptivo e, claro, a praia é o melhor lugar. Para mim, o verão é a melhor estação do ano e é perfeito para estarmos aqui", disse ele, que está na cidade pela segunda vez. "Todo dia vamos à praia, faça chuva ou faça sol. O importante é curtir da melhor forma e nos despedirmos do verão".

A atriz mineira, Janaína Bentos, 26, acordou às 5h30 para fazer slackline - esporte de equilíbrio que utiliza uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos - na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio. Para ela, o sol e o calor incentivam a prática de atividade física. "Eu sou apaixonada pelo verão. Hoje acordei cedo para estar na areia às 7h e começar as atividades. Estou inclusive bem chateada com o fim da minha estação favorita, porque me motivei muito a fazer as atividades físicas por causa do clima. Quero continuar o ano todo, mas já estou ansiosa para que chegue logo dezembro".

A paixão pelo slackline começou no verão do ano passado e desde então ela não largou o esporte. "Acho que fazer atividade assim, no sol, ao ar livre, me ajudou muito emocionalmente. Gosto de estar em contato com as pessoas, com a natureza, adoro a praia. Faço as minhas aulas ali, depois dou um mergulho. É perfeito! Consigo trabalhar tudo, concentração, equilíbrio e corpo", finalizou Janaína.

O último fim de semana de verão está deixando turistas saudosos, mas principalmente os moradores que têm o costume de jogar altinha. Bruno Carneiro, 38, trader, mora em Botafogo, Zona Sul, mas não perde uma oportunidade de pegar sua bicicleta e jogar bola com os amigos em Ipanema. "É sempre muito bom. Para mim, o verão é a melhor época do ano. Eu amo o valor e odeio frio, então nesses últimos meses eu aproveitei bastante. Claro que para um carioca o frio nunca foi um empecilho para nada, eu já joguei até debaixo de chuva, mas aquele dia bonito de sol, como hoje, não tem igual".

De acordo com o Alerta Rio, a máxima deste sábado é de 32ºC na Zona Sul, 33ºC na Zona Oeste e 34ºC na Zona Norte. A mínima está entre 21ºC e 18ºC. Mesmo com o dia quente, o posicionamento de um sistema de alta pressão sobre o oceano manterá a nebulosidade variada sobre a cidade. O céu poderá ficar parcialmente nublado e há previsão de chuva fraca no período da noite.

Neste próximo domingo (19), o dia será claro e parcialmente nublado, com a máxima podendo chegar a 37ºC e a mínima a 18ºC.
O climatologista Marcelo Seluchi, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/Inpe), explicou que, em termos gerais, o verão foi uma estação boa e chuvosa. "Pensando, por exemplo, na questão das bacias, que sempre ficaram com limite de água baixo, esse ano foi melhor. Choveu acima da média na maior parte das bacias mais importantes, como São Francisco, Araguaia, Xingu, entre outras. Houve muita chuva também na região Sudeste e Centro Oeste, coisa que não acontecia há muito tempo".

Para Seluchi, foi o melhor verão dos últimos tempos. "O lugar que mais sofreu com a seca, no entanto, foi o Rio Grande do Sul, que foi prejudicado pelo fenômeno La Niña, que estava presente na região. Agora já foi normalizado, então provavelmente vamos ver o oposto com o fenômeno El Niño. Imagino que eles tenham tido alguns problemas com a safra por causa da grande estiagem".

No entanto, mesmo a chuva tendo sido boa para a agricultura, ela castigou algumas regiões, como o litoral de São Paulo. "Com a chuva acima da média pagamos também um certo preço. Para a agricultura em algumas regiões do sudeste não deve ter sido tão bom porque choveu até demais. Tivemos que lamentar semanas atrás o episódio de São Paulo, que foi provocado por chuva intensa".

Para as próximas estações, Saluchi espera uma transição agradável e bem marcada. "Estamos começando o outono, uma estação muito agradável, onde você passa da estação chuvosa para seca, na qual a vegetação ainda está verde, rios com muita água, represas cheias, porque ao final de uma estação chuvosa, essa vai ser a água que teremos disponível para atravessar um período seco. É muito bom ter represa e reservatórios em boas condições".
Previsão da semana

O último dia de verão, segunda-feira (20), promete ser quente. De acordo com o Alerta Rio, a máxima poderá chegar a 35ºC e a mínima 18ºC, sem previsão de chuva. Terça-feira (21), já com a entrada do Outono, o tempo ficará estável, com sol e temperaturas elevadas também, chegando a 36ºC. Na mesma crescente, quarta-feira (22) será de muito calor, com a máxima ainda mais alta, 37ºC e sem previsão de chuva.