A vítima contou aos guardas que o acusado passou em uma moto e arrancou o celular das mãos deleDivulgação/GM

Rio - Guardas municipais prenderam em flagrante, na tarde deste sábado (18), um homem de 23 anos acusado de furtar o celular de um homem de 34 anos, na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Figueiredo de Magalhães, Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Os agentes do programa Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) faziam o patrulhamento na região e observaram um tumulto. O acusado estava cercado por populares e com a chegada dos guardas, o homem tentou fugir, mas foi preso. Ele foi levado para a 12ª DP (Copacabana), onde o caso foi registrado. Uma motocicleta também foi apreendida e levada para a delegacia.

A vítima contou aos guardas que o acusado passou em uma moto e arrancou o celular das mãos dele. O celular não foi recuperado.

Resultados do programa

Criado em dezembro de 2021, o Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP), programa de segurança pública criado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), já consegue impacto positivo e reduz em 33% as ocorrências de roubos e furtos, em comparação com o ano de 2019, na localidade do bairro do Méier, região da implantação do seu projeto-piloto. Já em Copacabana e Ipanema, outra área que conta com o CEP, apresentou resultado extremamente expressivo no quinto bimestre de 2022 em comparação com mesmo período de 2019: de 661 roubos e furtos em 2019 caiu para 317 no mesmo bimestre de 2022, uma redução de 52%.

Sobre o CEP

Criado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, o CEP tem o objetivo de reduzir os chamados crimes de oportunidade, definidos como aqueles em que o criminoso identifica no ambiente as chances para cometer delitos, como os roubos e furtos de rua a pedestres. Para isso, é feito o emprego de efetivo da Guarda Municipal 24 horas por dia em toda a área do projeto realizando patrulhamento preventivo, reduzindo a oportunidades para ações criminosas.