Conheça ações de preservação no Dia Mundial da Água
A Rio+Saneamento realiza trabalhos diários de monitoramento e análises laboratoriais para garantir qualidade nas etapas de tratamento e distribuição
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Nesta quarta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água e a data levanta discussões importantes sobre a preservação desse recurso vital e também a importância de garantir acesso de qualidade para toda a população, já que é um direito garantido por lei. Por isso, a Rio+Saneamento aproveitou a data para compartilhar um pouco de como é o processo da água que chega na sua torneira.
A concessionária responsável pelo saneamento básico de 18 municípios do Rio, incluindo 24 bairros da Zona Oeste e a capital, é a Rio+Saneamento. E o processo para captar e garantir a segurança da água que chega na sua casa é minucioso.
Começa com a captação em mananciais, em seguida tratamento e por fim distribuição. Depois de passar pela aprovação do setor de qualidade que analisa, a cada duas horas, todos os índices necessários, inclusive se a água está incolor, sem gosto e sem cheiro, além de PH, dentro dos pré-requisitos determinados pelo Ministério da Saúde.
Desde agosto de 2022, que essa operação constante de análise é feita diariamente e, ao todo, já foram realizadas mais de 700 mil análises nos laboratórios da concessionária. E, o melhor, o relatório de qualidade da água é publicado mensalmente no site da Rio+Saneamento e também divulgado na conta do cliente.
De acordo com Leonardo Righetto, presidente da Rio+Saneamento, o Dia Mundial da Água é uma oportunidade para ratificar o compromisso firmado com cada cliente da concessionária. “Cuidar da água significa cuidar do meio ambiente e da saúde das pessoas. Por isso, seguimos trabalhando 24 horas por dia para entregar um produto de qualidade na casa de cada cliente dos 18 municípios que atendemos”, afirma.
Confira abaixo mais alguns detalhes do processo e outras ações:
Em um esforço constante para aprimorar a operação, a Rio+Saneamento segue realizando investimentos em sua área de atuação.Divulgação
Um laboratório na sua casa
Parte destas análises foi feita direto na casa dos consumidores, já que a empresa disponibiliza também laboratórios móveis que circulam todos os dias por pontos estratégicos das localidades atendidas. As unidades volantes realizam a coleta em domicílio, possibilitando ao cliente o acompanhamento da análise em tempo real.
Em sete meses de operação, o laboratório móvel da Rio+Saneamento realizou cerca de 56 mil análises de amostras de água coletadas. A maioria das solicitações é de moradores da Zona Oeste. Em seguida aparecem os municípios de Carmo, Piraí, Rio Claro e Rio das Ostras. O serviço pode ser solicitado por meio dos canais de atendimento da empresa.
Educação ambiental e sustentabilidade
Além da atuação das equipes do controle de qualidade, a Rio+Saneamento trabalha com educação para o uso racional da água. O setor de Sustentabilidade da concessionária promove palestras sobre consciência ambiental e a importância do saneamento básico em escolas e comunidades. Técnicos laboratoristas da Rio+Saneamento demonstram como são feitas as análises e explicam a importância de se consumir uma água de qualidade.
Equipes do time da qualidade ficam encarregados de explicar os caminhos que a água percorre, desde a captação até a chegada às torneiras dos imóveis, incluindo todo o processo de tratamento. Para apresentar os conteúdos, os técnicos da Rio+Saneamento trabalham com o apoio do laboratório móvel da concessionária, além de um simulador, conhecido como 'Jar Test'. O equipamento funciona como uma estação de tratamento de água em miniatura, mostrando na prática, de forma lúdica e criativa, os processos de operação em uma ETA.
Atuação nos municípios atendidos
Em um esforço constante para aprimorar a operação, a Rio+Saneamento segue realizando investimentos em sua área de atuação. Na Zona Oeste do Rio, onde distribui água em 24 bairros da região, estão em andamento obras para a melhoria do abastecimento em Santa Cruz e Cosmos, nos moldes das intervenções já finalizadas em Realengo. Além disso, as equipes atuam na recomposição estrutural do Reservatório do Mirante, em Santa Cruz.
Na Regional Serra Lagos, o destaque é Rio das Ostras. O município receberá a nova Adutora do Contorno, que permitirá uma maior distribuição de água na cidade. Ao todo serão 12 km de tubulação. Com o reforço na captação, a Estação de Tratamento de Água da cidade (ETA Rio Dourado) será ampliada em 50%, somando ao grande projeto que vai garantir o abastecimento de Rio das Ostras.
Na Regional Metropolitana, a concessionária realiza a reforma de Estações de Tratamento de Água das cidades de Piraí, Vassouras e Paracambi.
Já na Regional Norte, foram feitas diversas intervenções em São Fidélis, além de interligações de redes, para melhorar o abastecimento. No município, foi ativado, ainda, o quarto filtro na ETA, com tecnologia inovadora em busca da qualidade da água distribuída. Para ajudar a remover impurezas da água de forma mais eficaz, a concessionária também instalou um novo material filtrante na ETA de Carapebus.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.