Faca levada por família de adolescente apreendido tinha símbolo nazista e xingamento em inglêsReginaldo Pimenta

Rio - Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) apreenderam, nesta sexta-feira (24), um adolescente que planejava um atentado contra alunos e professores de uma escola do Centro do Rio. Os agentes foram às ruas para cumprir mandados de busca e apreensão domiciliar e de menor infrator. Ele foi localizado no caminho para a própria escola. 
A Operação Liberatio ocorre após troca de informações entre a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Interpol e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que colaborou com todo o processo de investigação e está atenta às necessidades de controle social. As informações eram compartilhadas pelo adolescente pela internet e, segundo apurado, ele também fazia apologia ao nazismo.
Os policiais cumpriram, ainda, mandado de busca e apreensão no domicílio de um outro adolescente, em Realengo, Zona Oeste do Rio. Ele também teria publicado vídeos na internet.
As investigações revelaram que o ataque estava planejado para o dia 20 de abril deste ano. A data marca os 24 anos do massacre de Columbine, nos Estados Unidos. Na ocasião, dois alunos entraram armados em um colégio do estado do Colorado e mataram 12 estudantes e uma professora. Outras 24 pessoas ficaram feridas.