PMs apreenderam drogas e um fuzil com suspeito baleadoDivulgação/Polícia Militar

Rio - A segunda-feira (27) dos moradores da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, começou tensa, devido à  troca de tiros entre criminosos e policiais militares nas localidades conhecidas como Progresso e Malvina. Equipes do 14º BPM (Bangu) realizaram uma operação na comunidade  para reprimir as movimentações de bandidos e roubos de cargas e veículos. Um blindado da Polícia Militar circulou pela região. De acordo com aplicativo Fogo Cruzado, os relatos de disparos começaram às 5h48. 
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), 5.025 alunos foram afetados na manhã de hoje, já que 13 escolas da rede foram impactadas pela operação da PM. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o Centro Municipal de Saúde Doutor Henrique Monat e a Clínica da Família Wilson Mello dos Santos acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento nesta segunda-feira. 
Nas redes sociais, moradores lamentaram a rotina de violência na região. "Poxa, todo dia a gente tem que passar perrengue de sair correndo de casa embaixo de tiro para conseguir pegar uma condução para o trabalho, a Vila Kennedy não muda", desabafou uma pessoa. "É todo dia esse inferno, as crianças vão perder aula e trabalhadores não podem sair, também, e fora o terror que a pessoa passa, medo", lamentou outra. 
De acordo com a PM, ao entrarem na comunidade, os policiais foram recebidos a tiros por criminosos armados e houve confronto. Depois do tiroteio, os militares encontraram um suspeito ferido no local onde ocorreram os disparos. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, e ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Com o homem, foram apreendidos um fuzil e grande quantidade de drogas. 
Após o confronto, os agentes removeram barricadas instaladas nas ruas pelos suspeitos. A ocorrência foi encaminhada para a 34ª DP (Bangu).
Além da operação, equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) reforçaram a segurança na Rua Petrória, na comunidade. Assim como outras favelas das zonas Norte e Oeste do Rio, a Vila Kennedy, atualmente, vive uma guerra entre facções rivais pelo controle do território. A região é dominada por traficantes do Comando Vermelho (CV) mas, recentemente, criminosos do Terceiro Comando Puro (TCP) teriam invadido o local, pela Vila Aliança, com a intenção de tomar o Morro do Sapo, em Senador Camará. 
A Polícia Militar pede a colaboração da população para localizar criminosos e esconderijos de armas e de drogas pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, nos telefones (21) 98849-6099; (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, além do App Disque Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.