David Miranda com os filhos e o marido Glenn GreenwaldReprodução/Twitter

Rio – O jornalista norte-americano Glenn Greenwald escreveu em seu site, nesta segunda-feira (27), um relato sobre os oito meses em que o seu marido, o ex-deputado federal David Miranda, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio.
David Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022 devido a uma infecção gastrointestinal que virou uma sepse, ou seja, uma infecção em diversos órgãos como pâncreas, rins, fígado e pulmões.
Segundo relato que fez em seu site, Glenn contou que David tem conseguido ficar acordado, conversar, mas ainda está ligado à uma máquina de ventilação mecânica.
Glenn descreveu ainda que este é o melhor cenário que estão vivendo desde que David foi internado. Neste período, houve três ligações dos médicos para alertá-lo de que ele deveria se preparar para o pior.
"Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que os médicos me ligaram e me disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis. Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer aos seus filhos, à família e aos melhores amigos do seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que, muito provável, seja a última vez", escreveu.
Um pouco mais adiante no texto, Greenwald destacou as situações dramáticas que Miranda superou: "De alguma forma – por razões que até mesmo os melhores médicos do Rio de Janeiro reconhecem que não sabem explicar, ele passou por cada uma delas. A parte mais importante da recuperação de David é que agora ele está quase sempre desperto, comunicativo, consciente e cada vez mais forte".
Glenn também fala sobre como passou a dar mais importância aos pequenos momentos do cotidiano: "O ponto principal que gostaria de reforçar é que, nas últimas quatro ou cinco semanas, pude passar os outros dois fins de semana com David por até doze horas por dia. Sentar à sua cabeceira e conversar, ou assistir a filmes e séries juntos, são essencialmente o que a gente faz. Às vezes com os filhos, geralmente só nós dois, e a alegria, felicidade e realização que isso proporciona é absolutamente impossível de expressar", disse o jornalista.