Wallynsson Costa Leão, oriundo do Pará, foi preso na operaçãoMarcos Porto/Agência O Dia

Rio - Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar fizeram uma operação, na manhã desta quinta-feira (30), na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Dois criminosos e um mototaxista ficaram feridos durante confronto. Um suspeito, identificado como Wallynsson Costa Leão, oriundo do Pará, foi preso.
Os suspeitos foram encaminhados ao Hospital Geral de Bonsucesso, já o mototaxista foi socorrido por policiais e levado para o Hospital Getúlio Vargas. Em relatos das redes sociais, moradores da comunidade relataram que o traficante conhecido como Paizão, forte influência no tráfico local, foi morto durante uma troca de tiros com policiais. A PM confirmou que o suspeito foi encontrado ferido.
Houve apreensão de um fuzil, uma pistola e duas granadas. Além disso tonel enterrado, mais armas foram encontradas: dois fuzis, duas pistolas, duas granadas e drogas a serem contabilizadas. Dois carros elétricos roubados foram recuperados. O 16ºBPM (Olaria) recuperou 11 outros veículos roubados no entorno do Complexo da Penha.
Já na comunidade Chatuba, os policiais militares do BOPE localizaram e apreenderam um fuzil, uma pistola com adaptador para usar como submetralhadora, dois revólveres e drogas a serem contabilizadas
Armamento apreendido dentro de tonel encontrado da Vila Cruzeiro - Reprodução
Armamento apreendido dentro de tonel encontrado da Vila CruzeiroReprodução


Segundo a corporação, a ação teve como objetivo verificar o paradeiro e capturar foragidos da Justiça de outros estados que estariam escondidos na comunidade. A operação também visou coibir os roubos de carga na região. 
Na comunidade, traficantes armados abriram fogo contra os policiais, que revidaram, iniciando um confronto. De acordo com relatos de moradores, há um intenso tiroteio acontecendo desde as primeiras horas da manhã.

De acordo com as testemunhas, já teriam bandidos mortos no interior da comunidade, mas a PM não confirmou a informação. A ação teve início por volta das 5h30. Segundo a plataforma Fogo Cruzado, o primeiro registro de tiroteio foi às 5h38.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 15 unidades escolares precisaram ser fechadas por conta do intenso tiroteio que ocorre na região, afetando 3.239 alunos. Já a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que nenhuma escola teve as aulas suspensas, mas reiterou a direção das unidades escolares possui autonomia para tomar as providências necessárias para garantir a integridade física de seus alunos, professores e funcionários.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família Aloysio Augusto Novis mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas na manhã desta quinta. 
Operações no Rio
Policiais também atuaram nas comunidades do Quitungo e Guaporé, em Brás de Pina, ainda na Zona Norte do Rio. Na ação, atuam PMs do 16º BPM (Olaria). No local, um traficante foi preso, com ele, um rádio transmissor e dois carregadores de pistola foram apreendidos.
Também na Zona Norte, policiais militares do 41º BPM (Irajá) realizaram uma operação no Complexo do Chapadão. Dois suspeitos foram presos e uma pistola, dois carregadores e dois rádios comunicadores foram apreendidos. Os policiais militares também removeram barricadas colocadas em vias públicas.
Na Baixada Fluminense, agentes do 39º BPM (Belford Roxo) atuaram na comunidade do Castelar, em Belford Roxo. Não houve prisões ou apreensões. Em Japeri, ainda na Baixada, PMs do 24º BPM (Queimados) realizaram uma ação na comunidade Beira Rio. Não houve registros de ocorrências na região
Na Costa Verde do estado, policiais militares da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CPIM), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) atuaram nos bairros Condado, Ilha das Cobras, Mangueira e Matadouro, no município de Paraty.  Na Ilha das Cobras, três suspeitos foram presos e as equipes apreenderam cinco granadas, drogas a serem contabilizadas, cinco motocicletas e outros materiais.

Ações contra traficantes de outros estados

Uma operação da Polícia Civil e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da PM, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, terminou com 13 suspeitos mortos, dois presos, sendo um baleado, e duas mulheres feridas, na última quinta-feira (23).

A ação na região também teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão contra lideranças do Comando Vermelho (CV) de outros estados que estariam abrigados no complexo.

Um dos mortos identificados na ação é Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, que é apontado como um dos chefes da facção no Pará. O criminoso seria um dos responsáveis por série de ataques no estado do Norte contra agentes de segurança pública. Ao todo, desde 2021, mais de 40 agentes foram mortos no Pará.

No mesmo dia, um dos chefes do tráfico de drogas do estado de Sergipe foi preso no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, também pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Breno Vinicius Garção Martins, conhecido como 'Breno Matuto', era foragido da Justiça e se escondia na Comunidade da Nova Holanda.
Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por homicídio. Na ação, um outro homem foi preso, apontado como segurança de Matuto.