Estudantes implicam com menina diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em colégio de NatividadeReprodução
Seeduc confirma sindicância para apurar bullying com menina autista em Natividade
Episódio ganhou repercussão após vídeo viralizar nas redes sociais na sexta-feira
Rio - O caso de bullying contra uma estudante diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista em Natividade, no Noroeste Fluminense, ainda repercute em todo o país após a viralização do vídeo do condenável comportamento protagonizado por grupo de alunas do Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende. Na sexta-feira, 31, um protesto foi realizado em frente a unidade.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) se posicionou e reforçou o papel na educação e na proteção da infância e da adolescência. Secretária da pasta, Roberta Barreto fez um apelo para que o triste episódio seja tratado com responsabilidade e seriedade.
"A escola é um lugar de paz, temos que promover a paz. É muito importante a sociedade entender que são crianças e que, nós todos, precisamos cuidar delas. Não podemos hostilizar as crianças. Elas estão trancadas em casa, com medo da reação da população", disse à 'Rádio CBN'.
Roberta Barreto revelou que já foi instaurada uma sindicância para a apuração detalhada de todos os fatos, incluindo a criticada atuação da diretoria da escola. Uma ocorrência foi aberta na delegacia da cidade. A prática de bullying, racismo e discriminação religiosa são atos criminosos que devem ser avaliados à luz do Estatuto da Criança e da Adolescente.
"Foi acordado com o Conselho Tutelar e a comunidade escolar, como uma medida protetiva, que as crianças fossem afastadas para a realização de trabalhos didáticos em relação ao bullying. E que elas fossem ouvidas por psicopedagogas e as famílias participassem deste grupo de entrosamento e de discussão coletiva. Esse é um trabalho didático da escola, que fará ações contra o bullying e a violência", disse a secretária.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.