Daiane de Paula, de 18 anos, é mais nova aluna de Gestão Ambiental na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)Divulgação/Ascom Seas
Segundo Daiane, o interesse pelo programa surgiu da vontade em participar de uma iniciativa inovadora e construir novas ideias. “Eu tinha uma mente um pouco fechada antes do Ambiente Jovem, tinha aquela ideia de que meio ambiente era só árvores e plantas, e ali eu entendi que é muito mais que isso. Foi uma ótima oportunidade de absorver conteúdo e de descobrir coisas novas”, disse .
O Ambiente Jovem é uma iniciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos e tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Ao longo dos nove meses de formação, os alunos são apresentados à sustentabilidade, além de contarem com aulas práticas, externas, visitas de campo e participação em eventos de alcance internacional.
Desde a sua estreia, a iniciativa já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos (NUPS) espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes ativos. Após duas cerimônias de conclusão do curso, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 72 NUPS espalhados por todo o estado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.