Dom Orani celebrou missa de domingo de Páscoa na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do RioReprodução

Rio - A Arquidiocese do Rio realizou na manhã deste domingo (9) uma missa especial para celebrar a Páscoa, data que simboliza a ressureição de Jesus Cristo. A cerimônia, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, foi ministrada pelo cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta, que lembrou o panorama de guerras no mundo e a violência no Rio. Em sua mensagem, que foi transmitida pelas redes sociais, ele pediu paz.
"Nós celebramos a Páscoa neste ano diante de várias situações muito complexas na nossa sociedade. Vivemos diante de situações onde valores cristãos e até humanos são colocados em cheque onde as pessoas parecem querer divulgar cada vez mais tudo que é contrário ao evangelho e aos valores humanos. Vivemos também um mundo em guerras. Várias guerras aqui e acolá. Vemos que essa guerra feita aos pedaços também acontece em nossa cidade. Durante esse tempo da Semana Santa, tivemos várias celebrações canceladas devido a falta de liberdade de locomoção do nosso povo e a falta de segurança para as pessoas", disse Dom Orani. Apesar da chuva no Rio, fiéis lotaram a Catedral.
Mesmo diante das situações apresentadas, o cardeal arcebispo valorizou a celebração da Páscoa como uma época de união entre as famílias e de mudanças na sociedade. "Celebrar a Páscoa não é só ter a notícia que Jesus ressuscitou, mas também tê-lo encontrado e experimentado a vida mudada. Não só a nossa vida, mas também esperanças renovadas. Podemos ser sinais de luz nesse mundo levando a luz de Cristo para essa sociedade que muitas vezes vive na obscuridade com problemas de violência. Nós somos chamados a celebrar e nos comprometer a cada vez mais ao contágio do bem, da paz e da alegria. A palavra do ressuscitado quando encontra seus discípulos é paz", completou.
Outras cerimônias
O Santuário Cristo Redentor recebeu duas missas neste domingo de Páscoa. De manhã, a celebração foi realizada pelo Padre Omar. A tarde, o evento foi ministrado pelo Dom Joel. Com foco no 'Ano da Inclusão', o Santuário promoveu uma série de eventos com a presença de diversos grupos da comunidade cristã, celebrando a diversidade, durante a Semana Santa.
A Paróquia da Ressureição, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, também realizou uma missa na parte da manhã. De tarde, houve uma procissão pelas ruas do bairro. A Matriz Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, foi outra que organizou caminhada em homenagem a Jesus Cristo. Na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, e na Igreja de Santo Afonso, na Tijuca, fiéis também se emocionaram durante as missas.