Paes anunciou, nesta segunda, o Acordo de ResultadosDivulgação
"Em 2009, quando introduzimos essa metodologia na Prefeitura, eu vi que funcionou ao ouvir relatos de funcionários cobrando dos secretários se as metas estavam sendo atingidas. Em 2020, quando disputei a eleição, um dos pedidos que mais recebi foi o da volta do Acordo de Resultados. E esse é um programa que tem sempre uma esticada de corda para que possamos nos superar, pois esse é o nosso papel, o de transformar a vida das pessoas", afirmou Eduardo Paes.
O Acordo de Resultados é um programa de meritocracia, semelhante aos mais modernos métodos de gestão de empresas privadas, para gratificar servidores que cumprem as metas do ano. A iniciativa foi implantada nas duas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, mas ficou suspensa entre 2017 e 2020. O programa voltou a vigorar, no Rio, em 2021, voltado para as principais áreas arrecadadoras da cidade. Em 2022, foi estendido para todo o funcionalismo.
Os órgãos e secretarias receberam notas de 0 a 10. Somente aqueles que superaram a nota 7 serão bonificados a partir de junho. O percentual de gratificação varia de 20% a 100% da folha do 13º salário, dependendo da nota.
"É uma satisfação poder voltar a olhar para a valorização dos servidores que tanto trabalham para cumprir as metas. O Acordo de Resultados é a hora em que a Prefeitura dá um desafio ainda maior para os dirigentes e servidores dêem algo a mais ao cidadão do Rio para o município poder premiar com um bônus quem atinge suas metas ", disse o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere.
Para o Acordo de Resultados 2023, a Prefeitura já definiu, com as secretarias e órgãos, 170 metas e outras serão estipuladas. Até o fim do ano, a Prefeitura tem como objetivo concluir a inauguração de 16 centros de especialidades de saúde e ampliar para 194 mil o número de procedimentos médicos, implantar mais 70 Ginásios Experimentais Tecnológicos, iniciar o novo sistema de bilhetagem digital no VLT e BRT e recapear mais 300 quilômetros de vias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.