Velório da cantora Cynara foi restrito a familiares e amigos em capela do Cemitério São João Batista Cléber Mendes/Agência O Dia

Rio - Foi enterrado na tarde desta quarta-feira (11) o corpo da cantora Cynara, do Quarteto em Cy. A artista morreu na manhã de terça-feira (11) aos 78 anos. O velório e o enterro no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, foram reservados a amigos e familiares.

A notícia foi divulgada em postagem no perfil oficial do grupo de MPB no Instagram, sem detalhes sobre a causa da morte. A artista estava internada no Hospital Prontocor, localizado na Tijuca, Zona Norte do Rio. A família pediu privacidade e o velório não foi acompanhado pela imprensa.

"É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11/4/23, terça-feira, pela manhã. Agradecemos aos amigos, fãs, colegas virtuais, pelo carinho, amor e fraternidade", informa a publicação.

Cynara deixa três filhos: João, Irene e Francisco, quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius), além de duas irmãs em Cy (Cyva e Cilene).

Cinara de Sá Leite Faria nasceu no dia 7 de janeiro de 1945, em Ibirataia, na Bahia, e se mudou para o Rio com as irmãs na juventude. Apadrinhadas pelo compositor Vinicius de Moraes, as quatro estrearam oficialmente como um grupo musical em julho de 1964. No mesmo ano, gravaram o primeiro disco do conjunto, intitulado "Quarteto em Cy".

Em quase 60 anos de carreira, o grupo passou por hiatos e reformulações até sua formação mais recente, incluindo a saída de Cilene do conjunto em 1966. Cynara era uma das últimas fundadoras a permanecer no Quarteto em Cy, junto com a irmã, Cyva. A cantora foi casada com Ruy Faria, ex-integrante do grupo MPB4, que morreu em 2018.
Personalidades da MPB lamentam morte
Diversos artistas utilizaram as redes sociais para lamentar a morte de Cynara. Caetano Veloso esteve entre os artistas que se despediram da fundadora do grupo musical formado originalmente pela baiana e suas irmãs Cybele, Cyva e Cylene. "Dia triste para o Brasil. Nos deixou hoje Cynara Faria, integrante do Quarteto em Cy. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores", declarou o cantor nos stories do Instagram.
"Acabei de saber que minha querida amiga Cynara, subiu e nos deixou. Ah, que falta vai fazer a Cynara, uma amiga tão querida, tão feliz, tão alegre. Vai com Deus, minha filha, você era uma pessoa maravilhosa. Beijo grande", disse o compositor Dori Caymmi, filho de Dorival Caymmi, em vídeo.
O cantor Aquiles Reis, do grupo MPB4, também expôs a tristeza com a notícia em publicação feita no Facebook: "Meu coração entrou em pausa. A dor tomou conta de mim. A morte veio sem aviso, surpreendeu e magoou. Não há lágrima que dê conta de prantear a dor diante dessa perda devastadora, da minha irmã de vocal que me deixa depois de cinquenta anos de cantoria e amizade. Descanse em paz, Cynara Faria. Sua voz estará para sempre em minha vida. Meu Deus!", escreveu o artista.
Confira as homenagens:
Joyce Moreno: "Recebi com tristeza a notícia sobre a passagem da Cynara, voz tão importante na história recente dos grupos vocais e da música brasileira . A voz de "Sabiá", em dueto com sua irmã Cybele. E também importante na minha história, com a linda gravação que o Quarteto em Cy fez de "Feminina" em 1979. Muitos anos depois nos encontramos nesse show no Sesc em 2012 e cantamos mais uma vez. Em 2018 nosso encontro foi no palco do Teatro Riachuelo , no Rio. Meu carinho para João, Chico e Irene."
Casuarina: "VÁ EM PAZ, CYNARA. Ainda sem acreditar na partida precoce da Sabiá, Cynara Faria. Todo nosso carinho aos amigos @_joaofaria_ @chicofariacantor @mpb4oficial a toda família e aos fãs do Quarteto em Cy."
Dona Déa Lúcia: "Meus sinceros sentimos à família. Maravilhosa."