Igreja Matriz de São Jorge em Quintino espera cerca de 1,5 milhão de fiéis no dia 23Divulgação

Rio - A Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, Zona Norte do Rio, espera receber cerca de 1,5 milhão de fiéis durante as celebrações do dia do Santo Guerreiro, em 23 de abril. Para comemorar a data em grande estilo, a paróquia, famosa por promover a maior festa dedicada ao santo na América Latina, contará com uma programação especial, feita em parceria com a prefeitura e o governo estadual. São Jorge é padroeiro do estado do Rio e teve 2023 instituído como seu ano pela Arquidiocese.
O evento terá um planejamento operacional junto às forças de segurança para reforçar o policiamento na região. A estrutura contará com 14 banheiros químicos. Além disso, a festa terá novas atrações: espaço food, com onze foodtrucks, e espaço kids, com área de recreação para a criançada.

A programação terá início a partir de quarta-feira (19) com a abertura do Tríduo de São Jorge (19 a 21 de abril), trazendo reflexões sobre a vida do santo durante a celebração da missa das 19h. No sábado, dia 22, véspera do dia especial, as missas serão celebradas em dois horários: às 17h e às 19h.
No domingo, a programação começa bem cedo. A igreja dará início aos festejos às 3h30 com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, por volta das 4h, a fachada ganhará novas cores com um espetáculo de projeção mapeada e show de luzes. A apresentação antecede a tradicional queima de fogos e a missa solene da Alvorada de São Jorge, às 5h.
Padre Dirceu Rigo, pároco da Matriz de São Jorge, destaca que a Alvorada será marcada por um momento de muita emoção, uma surpresa preparada para os devotos. "Uma surpresa lindíssima acontecerá antes da missa das 5h, algo nunca visto em nossa igreja e que vai se tornar inesquecível. Vale a pena viver esse momento conosco, aqui em Quintino", afirmou.
Como em todos os anos, a Igreja Matriz vai receber autoridades civis e militares para a missa celebrada pelo arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta. O governador do Rio, Cláudio Castro, e o prefeito Eduardo Paes, estão entre os convidados.

Durante todo o dia haverá missa de hora em hora. A concentração para a procissão terá início às 15h, com a oração do santo terço. Em seguida, às 16h, a imagem será transladada pelas ruas do bairro de Quintino.
Para encerrar as homenagens ao Santo Guerreiro, haverá apresentação do grupo de teatro formado por jovens da igreja, com missa de encerramento às 20h30. A Igreja Matriz de São Jorge fica na Rua Clarimundo de Melo, 769, Quintino.