Atividades indicada para todas as idades tem experiências sensoriais e de realidade aumentada, além de mostra de cinema.Reprodução/Redes Sociais

Rio - A água e a preservação de recursos hídricos são os temas centrais de uma mostra marcada para acontecer neste fim de semana, na Barreira do Vasco, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. A exposição itinerante gratuita 'Olho d'água - Artes Líquidas e Águas Visuais' será realizada na Praça Carmela Dutra, no sábado (15) e domingo (16). O evento proporciona experiência sensorial imersiva, além de sessões de cinema ao ar livre e rodas de conversa. 
As atividades funcionam dentro ou em estruturas montadas a partir de um caminhão usado na mostra. O veículo, apelidado de "Tech Truck", também funciona como uma espécie de sala de exposição, com estrutura que permite a imersão sensorial dos visitantes. As ações começam às 14h e vão até às 18h.
Depois desse horário, às 18h30, o público poderá conferir a “Mostra Cine ao Ar Livre”. As sessões tem a curadoria feita pela ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa.
A ideia das atividades, segundo os organizadores, é conscientizar a população de forma lúdica acerca da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
Segundo a ONG, o projeto é feito por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e é produzida pela 3 Apitos Cultura. A exposição tem ainda o apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, do Instituto AEGEA, e das secretarias de Cultura e de Educação de Casimiro de Abreu.

Nove destinos

Em 2023 o projeto cultural itinerante percorrerá nove municípios do Rio. A temporada de exposições começou em março, com paradas no bairro Pavuna, também na Zona Norte; além da cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. No mês de abril, o projeto seguirá ainda para o município de Cordeiro, na Região Serrana. Depois, em maio, será a vez dos municípios de Itaocara e Miracena, na Região Noroeste; e Duas Barras, de volta à Região Serrana.