A Avenida Teixeira de Castro, altura do BRT de Santa Luiza, acabou alagada com a chuvaReprodução/COR

Rio - A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização, nesta sexta-feira (14), após a previsão de pancadas de chuva forte a moderada. Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva sobre a Região Serrana e Baixada Fluminense se deslocaram em direção às Zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro, ocasionando pancadas de chuva de intensidade moderada a ocasionalmente forte nestas regiões nos limites com a Baixada Fluminense, acompanhadas de raios.
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva ou outros fatores.
Ainda de acordo com o sistema meteorológico Alerta Rio, em razão da aproximação e passagem de uma massa de ar frio no oceano, o céu permanecerá parcialmente nublado a nublado. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou ainda que houve registro de vento moderado na estação Marambaia, com rajadas de 45 km/h.
Os bairros de Sepetiba, Guaratiba, Santa Cruz, Campo Grande, Mendanha, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Penha, Copacabana, Grande Méier, Laranjeiras, Madureira, Piedade, Anchieta, Santa Teresa, Saúde, Tijuca, Urca, Jardim Botânico, Irajá, Brás de Pina, Cordovil, São Cristóvão, Ilha do Governador, Alto da Boa Vista, Jacarepaguá, Rocinha, Bangu, Vidigal e Grota Funda apresentaram chuva moderada a forte.  
Na região da Penha, a chuva intensa provocou bolsões em algumas vias do bairro. O mesmo aconteceu nas localidades de Brás de Pina e Cordovil. A Ilha do Governador também registrou grande volume de chuva nesta tarde.
Foram registrados bolsões de água nas seguintes vias: Rua Cambaúba; Jardim Guanabara, Rua Ibiapina; Penha, Avenida Brasil; altura de Ramos, Rua Leopoldina Rego; Ramos, Rua Max Yantok; Bancários, Avenida Teixeira de Castro; Bonsucesso e Avenida Brasil; altura de Olaria.
Nesta tarde, a MOBI-Rio informou que a chuva afetou a operação do corredor Transcarioca durante meia hora. Devido a alagamentos nas imediações das estações Olaria e Santa Luzia, a linha 42 (Manaceia x Galeão) ficou inoperante, no sentido Madureira. Já no sentido Fundão, o serviço funcionava apenas até a estação Penha 2. Apesar do contratempo, a circulação já foi normalizada e os intervalos estão processo de regularização.
Ainda nesta sexta (14), a cidade do Rio voltou ao estágio de normalidade, por volta das 20h, devido à redução dos acumulados de chuva nas últimas horas e ausência de previsão de chuva forte nas próximas três horas.
Panorama estadual
Além do Rio, o município de Niterói entrou em Estágio de Atenção devido as pancadas de chuva moderada e forte na região, acompanhadas de rajadas de vento. As cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias também registraram chuva forte e raios, além de ventos moderados.
Na região Metropolitana do estado, o sistema Alerta Cheias, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), apontou para a possibilidade da elevação dos rios devido à chuva nas últimas horas nos municípios do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Niterói, São Gonçalo e Maricá. 
Na Baixada Fluminense, a Cedae paralisou temporariamente a operação das represas Xerém e Mantiquira, que compõem o Sistema Acari, devido às chuvas que atingem a região, nesta sexta-feira (14). As unidades atendem parte de Duque de Caxias. A medida emergencial foi tomada para controlar a qualidade da água durante o período de chuvas intensas. A Águas do Rio, concessionária responsável pela distribuição de água no município, já foi comunicada.

Técnicos da Companhia fazem o monitoramento contínuo das condições dos mananciais, e a produção de água nos sistemas será retomada após a normalização dos padrões.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), informaram que monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar qualquer possível dano. Os bombeiros já atenderam cerca de 30 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense.
Neste momento, Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentam risco alto para deslizamentos de terra.

Há alerta de risco hidrológico muito alto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense e em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana. O risco de inundações e alagamentos também é alto nos municípios de Guapimirim, Belford Roxo, Magé, Mesquita, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, na Baixada Fluminense; em Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Mendes, Piraí, Queimados, Volta Redonda, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, na região Sul; Itaboraí e Niterói, na Região Metropolitana; em Silva Jardim e Macaé, na Região das Baixadas Litorâneas e em Nova Friburgo, na Região Serrana.
Previsão para o fim de semana no Capital
Neste sábado (15), o Rio terá um declínio significativo nas temperatura, com máxima de 27º C e mínima de 19º C. O céu deve permanecer nublado durante todo o dia e poderá apresentar pancadas de chuva isoladas a qualquer hora. No domingo, as temperaturas seguem caindo para a máxima de 25º C e mínima de 17º C. O tempo deve permanecer com muitas nuvens e previsão de chuva fraca a moderada.
Além do tempo chuvoso para o fim de semana, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca, que deve começar neste sábado (15), a partir das 15h, e terminar no domingo (16), às 9h. A previsão da altura das ondas é de 2,5 m, com direção sudoeste/sul.