Arquidiocese do Rio instituiu 2023 como ano do Santo GuerreiroVictor Bastos / Agência O Dia
No domingo, a programação começa antes do sol nascer. Às 5h, militares do Corpo de Bombeiros tocarão o clarim, que marcará o início da Alvorada de São Jorge, em frente à Biblioteca Nacional, no palco montado na Avenida Presidente Vargas. A partir das 8h serão realizadas, de hora em hora, as missas campais. A última deve ocorrer às 16h. Para encerrar as atividades, às 18h, acontecerá a missa solene, que será realizada dentro da Igreja de São Jorge, pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
O padre Wagner Toledo, pároco da Igreja de São Jorge, destaca que o tema da festa deste ano chama-se 'São Jorge e a missão nossa de cada dia'. "Os fiéis estão com muita sede para este momento, pois é a primeira festa desde a pandemia. Todos nós devemos ser agentes de esperança, amor e paz aonde estivermos, seja em casa ou no trabalho, por exemplo. Essa é a nossa missão de cada dia", afirma.
O padre ainda faz um apelo aos fiéis para que doem à paróquia. Segundo ele, o telhado precisa de reparos e as infiltrações danificam a pintura da igreja Além disso, a parte elétrica precisa ser modernizada. "Ao final do meu mandato de três anos, espero restaurar a imagem de São Jorge, com nova pintura e novas armaduras", garante.
Os fiéis que quiserem comprar alguma lembrança do Santo Guerreiro, poderão encontrar nas barraquinhas da igreja produtos e imagens. Dona Vilma, responsável pelas barraquinhas há quase 30 anos, diz que essa será a festa mais calorosa e com mais devoção de todas. Para ela, a moedinha de São Jorge é o produto mais vendido. Segundo a tradição, a moedinha deve ser guardada dentro da carteira, e trocada de ano em ano. "São Jorge matou o seu dragão, e nós temos que matar os nossos todos os dias. Meu lema é nunca perder a fé", diz Vilma.
A Igreja de São Jorge fica na Rua da Alfândega, 382, no Centro e funcionará das 4h até as 20h. Os fiéis que não comparecerem à festa, poderão acompanhar a transmissão pelo Instagram, na página @igrejadesaojorgerj.
Durante todo o dia haverá missa de hora em hora. A concentração para a procissão terá início às 15h, com a oração do santo terço. Em seguida, às 16h, a imagem será transladada pelas ruas do bairro de Quintino.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.