Com o objetivo de oferecer o diagnóstico precoce de câncer de mama, o Mamógrafo Móvel está em atividade desde 2013Divulgação

Rio - Como forma de ação preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove a realização de exames de mamografia e ultrassonografia com um mamógrafo móvel na Faetec Quintino, na Zona Norte, desde a terça-feira passada (18). O atendimento é por ordem de chegada, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e vai até o dia 28 deste, na Rua Clarimundo de Melo, 847.
Para a realização dos exames é preciso apresentar cópia do RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, além do pedido médico. No caso da ultrassonografia mamária é necessária a apresentação do resultado da última mamografia, feita em menos de um ano, para pacientes a partir de 40 anos. Para a mamografia é preciso levar o laudo da última mamografia e da ultrassonografia.
O mamógrafo móvel oferece exames mamários, transvaginal, pélvica, tireoide, tireoide com doppler e transvaginal com doppler.
A previsão é de que sejam realizados 80 exames de ultrassonografia e 70 mamografias por dia. Os resultados da ultrassonografia serão entregues na hora. Já os resultados de mamografia serão entregues após dez dias úteis, no Rio Imagem, no Centro da cidade.