Com o objetivo de oferecer o diagnóstico precoce de câncer de mama, o Mamógrafo Móvel está em atividade desde 2013Divulgação
Mamógrafo Móvel chega a Quintino para ação preventiva de saúde da mulher
Equipamento ficará disponível para a população até o dia 28 de abril; atendimento é feito por ordem de chegada, de segunda a sexta
Rio - Como forma de ação preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove a realização de exames de mamografia e ultrassonografia com um mamógrafo móvel na Faetec Quintino, na Zona Norte, desde a terça-feira passada (18). O atendimento é por ordem de chegada, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e vai até o dia 28 deste, na Rua Clarimundo de Melo, 847.
Para a realização dos exames é preciso apresentar cópia do RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência, além do pedido médico. No caso da ultrassonografia mamária é necessária a apresentação do resultado da última mamografia, feita em menos de um ano, para pacientes a partir de 40 anos. Para a mamografia é preciso levar o laudo da última mamografia e da ultrassonografia.
O mamógrafo móvel oferece exames mamários, transvaginal, pélvica, tireoide, tireoide com doppler e transvaginal com doppler.
A previsão é de que sejam realizados 80 exames de ultrassonografia e 70 mamografias por dia. Os resultados da ultrassonografia serão entregues na hora. Já os resultados de mamografia serão entregues após dez dias úteis, no Rio Imagem, no Centro da cidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.