Prefeitura do Rio lança aplicativo "Escola Segura". Na foto, Renan Ferreirinha, Secretário de Educação, na escola de formação de professores Paulo Freire central do Brasil.Cleber Mendes/ Agência O Dia
Aplicativo Escola Segura irá garantir canal direto de comunicação em caso de ataques
Lançado nesta segunda-feira, sistema será destinado aos diretores e gestores escolares das mais de 1.500 unidades públicas de ensino no município do Rio
Rio - A Secretaria Municipal de Educação iniciou, nesta segunda-feira (24), a operação de um aplicativo que deve ampliar a segurança nas escolas da rede pública de ensino. Chamado de Escola Segura, o app irá garantir uma linha direta entre diretores e coordenadores das mais de 1.500 unidades de ensino do município com as autoridades de Segurança em casos de violência no ambiente escolar.
O lançamento aconteceu na Escola de Formação de Professores, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, no início da tarde desta segunda-feira. O secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, participou da apresentação e comentou sobre a importância da criação da ferramenta na manutenção da segurança das escolas.
Segundo o líder da pasta, o sistema representa um caminho mais rápido para notificar qualquer ameaça.
"A gente consegue ajudar na prevenção, por exemplo, se tem alguma situação que está sendo anunciada e que vai acontecer ou que o pessoal faz uma ameaça de uma briga entre grupos, estudantes ou ameaça para até a própria escola, que é o que a gente observou de forma lamentavelmente nas últimas semanas a nível nacional. Então, tem diversas questões que chegam até o conhecimento da gestão escolar, dos nossos diretores e diretoras, que muitas vezes não sabem pra quem reportar ou com toda a nossa estrutura, acaba não tendo a celeridade que se faz necessário. Isso agora acaba", comentou Ferreirinha.
Ainda de acordo com o secretário, uma das principais funcionalidades do aplicativo é o botão de emergência que fornece suporte em tempo real para casos de violência ou demais ocorrências. Entre elas, estão além dos atentados, casos de furto, roubo e vandalismo; acidentes na escola; princípio de incêndio; chuvas; ameaça de artefato explosivo e operação policial.
"Nós temos uma funcionalidade que diz respeito ao tempo real. (...) é o botão que quando acionado vai direto para a nossa gerência de segurança escolar, que é uma gerência pioneira e inovadora no Brasil. Nós somos uma das poucas organizações no Brasil em educação que possui uma estrutura voltada pra segurança escolar", comentou o secretário.
Para Ferreirinha, o aplicativo fornecerá apoio aos diretores e gestores escolares nesses momentos importantes onde cada segundo é decisivo.
"O mais importante é a gente conseguir dar o apoio à unidade escolar e evitar que alguma questão aconteça e gere até uma experiência pós-traumática no que diz respeito a condução desse ato na nossa escola. A gente já tem o apoio de diversos órgãos públicos. (...). O Escola Segura vem com esse objetivo de apoiar as nossas unidades escolares, dar celeridade na tomada de decisão e de acima de tudo de promover a paz das nossas escolas", concluiu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.