Motorista teria usado extintor de incêndio por precauçãoReprodução/Redes Sociais

Rio - Um ônibus da linha 10 (Alvorada x Santa Cruz - Expresso) do BRT Transoeste apresentou problemas, na noite desta segunda-feira (24), e assustou passageiros na Avenida Dom João VI, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O incidente é o segundo a ocorrer com um transporte público neste mês, na mesma região. Há uma semana, um ônibus tombou próximo à estação Mato Alto, deixando mais de 30 feridos.
De acordo com informações preliminares, passageiros tiveram de pular às pressas na pista, com o veículo ainda em movimento. Não houve feridos.
Imagens que circulam pela web mostram uma fumaça cinza saindo debaixo da estrutura do BRT. O motorista aparece com um extintor de incêndio tentando prevenir um possível incêndio da parte inferior do veículo. Muitos passageiros, assustados, aparecem saindo do ônibus e tentam manter distância.
Procurada, a Mobi-Rio informou que não houve princípio de incêndio e que o motorista foi alertado por um passageiro sobre a fumaça no veículo. Assim que o ônibus parou, em frente à estação CETex, sentido Santa Cruz, ele verificou o motor e constatou que não havia fogo. Por precaução, fez uso do extintor.
A concessionária afirmou que os passageiros seguiram para outro articulado. O problema teria sido causado por uma pane e o veículo foi levado para a garagem para os reparos necessários.
Rotina em Guaratiba
No último dia 18, um ônibus tombou e acidente deixou 35 pessoas feridas na Avenida das Américas, em Guaratiba, sentido Santa Cruz, no trecho do BRT Mato Alto. O incidente causou grande congestionamento na região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Quartel de Guaratiba foi acionado às 17h25 e contou com o apoio dos Quartéis do Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande e Sepetiba. Sete pessoas tiveram ferimentos moderados e nenhuma das vítimas apresentou quadros graves. Algumas recusaram atendimento no local.
Imagens que circularam pela web mostraram o momento em que as vítimas são retiradas por populares do veículo. O acidente mobilizou diversas pessoas, que apareceram subindo no veículo tombado para tentar ajudar os feridos. Muitos curiosos também pararam para observar a cena.
Procurada pelo DIA, na ocasião, a Mobi-Rio informou que o ônibus urbano (Alvorada x Santa Cruz) era alugado pelo órgão com motorista, manutenção, garagem e combustível. "A empresa contratada é responsável pelos acidentes ocorridos, inclusive perante terceiros", disse a nota.
Ainda segundo a concessionária, uma equipe foi local para acompanhar o socorro e a empresa contratada, Expresso Recreio, foi acionada para que desse o apoio e suporte às vítimas. Também foi solicitada perícia para apurar com a causa do acidente, para responsabilização e aplicação de medidas rigorosas em relação à contratada.