Rio tem 5.302 casos de varíola dos macacos notificadosMilene Dias Miranda/IOC/Fiocruz

Rio - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta terça-feira (25), o total de 1.390 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) no Rio de Janeiro. Além disso, 165 pacientes são tratados como diagnósticos possíveis e 294 seguem em investigação.
Ao todo, a pasta foi notificada de 5.302 casos, mas 3.453 já foram descartados. Desde o início do surto da doença, cinco pessoas morreram. Todas os seis pacientes em tratamento com Tecovirimat estão com o procedimento concluído. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS-RJ) e foram atualizados às 16h38.
Com a informação atualizada, a Região Metropolitana I totaliza 679 pacientes infectados. Também foram registrados 66 na Região Metropolitana II, cinco na Baixada Litorânea, quatro no Médio Paraíba, cinco no Norte Fluminense, três na Região Serrana, um no Noroeste do Estado do Rio e 627 não informados.
Do total de pacientes, 1.269 são homens, o que corresponde a 91,3%. Além disso, são 973 casos em pessoas entre 20 e 39 anos, a faixa etária mais atingida. A SES também informa que a principal forma de contágio permanece sendo o contato sexual.