Marcos Vinícius Amorim Rodrigues tinha feito uma prova no colégio e estava voltando para casaArquivo pessoal

Rio - O adolescente Marcos Vinícius Amorim Rodrigues, de 15 anos, voltava do colégio quando sofreu um acidente na tarde desta segunda-feira (24). Pouco antes de chegar em casa, ele caiu de um articulado do BRT que transitava com a porta aberta na Estrada da Pedra, em Santa Cruz, na Zona Oeste, e morreu.
"O Marcos estava voltando depois de ter feito uma prova. Ele morava em conjunto habitacional e estudava no centro de Santa Cruz. Ontem, por acaso, a mãe havia dado até o dinheiro para ele pegar a van. Mas (ele) optou pelo BRT. Ele estava a poucos metros de descer na estação quando (o incidente) aconteceu", lamentou o primo da vítima, Alex Amorim.
De acordo com relatos de testemunhas, o articulado estava cheio e Marcos ficou pendurado na porta. Pouco antes da estação Santa Veridiana, ele acabou batendo com a cabeça em um poste e caiu no chão já sem vida. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e a pista ficou parcialmente interditada para perícia. O caso está sendo investigado pela 36ª DP (Santa Cruz). 
"Ele era um garoto muito tranquilo. Apesar das dificuldades do local, de tudo que permeia, ele estudava, havia começado a frequentar uma igreja com a mãe recentemente, sonhava em ser jogador de futebol", disse Alex.
Lidando com o luto, os familiares também têm se incomodado com comentários feitos em redes sociais, que culpam o garoto pelo acidente. 
"O mais complicado dessa situação toda é o fato de, nas páginas de internet, começarem a criar a ideia de que ele era um garoto de rua, largado. Ele morreu com a camisa da escola, voltando da escola, sempre foi aliado da mãe. Deixou a mãe e duas irmãs", afirmou o primo.
O sepultamento do Marcos Vinícius acontecerá às 13h45 desta quarta-feira (26), no cemitério Jardim da Saudade Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
Em nota, a Mobi-Rio lamentou a morte do rapaz e informou que "está apurando todos os fatos" e que "prestará toda a assistência necessária para a família".
* Reportagem do estagiário Fred Vidal, sob supervisão de Thiago Antunes