Apaixonado por trens, Isaac, de 11 anos, visitou oficina da SuperVia, em DeodoroDivulgação
Criança com transtorno do espectro autista vira 'maquinista' de trem por um dia
Isaac, de 11 anos, visitou oficina da SuperVia, em Deodoro
Rio – Um menino de 11 anos, morador de Inhoaíba, na Zona Oeste, realizou um sonho ao virar "maquinista" por um dia. Apaixonado por trens, o pequeno Isaac, que é autista, visitou a oficina da SuperVia, localizada em Deodoro.
No mês da conscientização do autismo, o convite para o passeio surgiu depois que a mãe da criança, Paula Werneck, enviou um e-mail para a concessionária sobre a possibilidade do filho visitar o centro de manutenção das composições.
De acordo com Paula, Isaac, que possui hiperfoco nos trens, adquiriu conhecimento no tema por vontade própria. "Ele sabe tudo sobre a SuperVia, todos os ramais, modelos dos trens, tudo! O sonho dele é ser maquinista. Em todas as terapias que ele faz, precisam colocar os trens de alguma forma para despertar o interesse dele. Para a saúde e desenvolvimento do meu filho, estar perto dos trens é fundamental", contou a mãe. A família mora na beira da linha férrea.
A visita à oficina de Deodoro ocorreu no último dia 18. O encontro seguiu os protocolos de segurança, com a disponibilização dos EPIs (equipamento de proteção individual) para os visitantes. Isaac, foi guiado pelo técnico especialista em manutenção Julio Cezar Gomes Pereira, que trabalha na empresa há 24 anos e se emocionou com a paixão do menino.
Julio mostrou cada pedaço do espaço, que abriga os trens em manutenção e encantou a criança, que conseguiu entrar na cabine do maquinista e aprendeu a falar no microfone com os "passageiros" buzinar, acender o farol e até a trocar o letreiro do ramal nos trens. "A gente faz essa visita com paixão. Só de alegrar o dia de uma criança é gratificante demais", afirmou o técnico.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.