Morador flagra roubo a carro em plena luz do dia na Rua Ana Leonidia, no bairro Engenho de Dentro, Zona Norte do RioDivulgação/Redes sociais

Rio - Um vídeo gravado por um morador do bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, flagrou um roubo a uma BMW, de cor azul, por volta das 14h30 desta quinta-feira (27). Armados com fuzis, quatro criminosos - um deles vestia colete à prova de balas - renderam o motorista e obrigaram a retirada de um idoso, fisicamente debilitado, que estava no banco do carona.
Uma das vítimas pegou o idoso pelos braços para conseguir removê-lo do veículo. Um jovem, que estava entre as vítimas, também aparece ajudando na retirada do idoso. Na sequência, dois bandidos entram na BMW e outro criminoso se junta ao quarto comparsa que fazia a proteção deles com um outro carro, modelo T-Cross, para iniciar a fuga. 
Veja o vídeo:
A ação durou menos de um minuto e aconteceu em um dos pontos mais movimentados da região, na Rua Ana Leonidia, na altura do cruzamento entre as ruas Gustavo Riedel e Dois de Fevereiro. 
As imagens foram compartilhadas em um grupo de moradores do bairro, que demonstraram preocupação com o índice de violência nos últimos meses. Segundo uma moradora, ela foi vítima de um arrastão na mesma rua no último domingo (23), às 14h10. "Se é recorrente, cadê a polícia?", indagou ela. Um outro morador comentou que uma viatura da Polícia Militar costuma ficar parada no final da Rua Ana Leonidia: "Pior é que de vez em quando tem uma viatura da PM parada lá no final...dessa vez sabe-se lá onde estava", escreveu no grupo.
O caso foi registrado na 26ª DP (Todos os Santos). As vítimas foram ouvidas e os agentes analisam imagens das câmeras de segurança da região para apurar a autoria do crime. A distrital informou ainda que as investigações estão em andamento.
Procurada, a Polícia Militar informou que não houve acionamento das equipes para essa ocorrência. Disse ainda que assim que tomou ciência pelo monitoramento de redes sociais, o comando do 3º BPM (Méier) enviou equipes ao local e iniciou rondas na região em busca dos envolvidos. Ninguém foi preso até o momento. "Seguindo a rotina de atuação, o comando da unidade já está em contato com a delegacia da área num trabalho conjunto para tentar identificar e localizar os envolvidos", disse.
Questionada sobre o policiamento no bairro, a corporação destacou que de janeiro até o momento, o 3º BPM prendeu 318 criminosos e apreendeu 38 adolescentes infratores na região. Também foram retiradas das ruas 47 armas de fogo pela unidade.
O comando da corporação ressaltou ainda a grande importância de que a população acione, o mais rápido possível, as equipes via Central e APP 190 diante de ações desse tipo. "Não apenas as vítimas, mas também quem presencia tal crime deve colaborar com esse acionamento. Da mesma forma que os fatos devidamente registrados nas delegacias contribuem determinantemente com a evolução dos procedimentos investigativos", finalizou.
Retificação: no texto, publicado no dia 27/04/2023, a reportagem mencionou que um criminoso teria ajudado na retirada do idoso. No entanto, o homem que aparece nas imagens retirando o idoso está entre as vítimas do assalto.