Rio - O feriado do Dia do Trabalhador foi marcado por eventos na cidade do Rio, nesta segunda-feira (1º). Na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, centenas de cariocas e fluminenses puderam aproveitar o dia para resolver problemas com documentações e, ainda, tentar vagas de empregos e inscrições em cursos. Em Madureira, além de ações sociais com serviços semelhantes, o público assistiu a shows de samba e pagode, com destaque para apresentação de Diogo Nogueira, encerrando o evento.
fotogaleria
Promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, a ação na Quinta da Boa Vista ofereceu empregos, emissão de documentos, orientação jurídica, além de palestras e outros serviços. Diversos órgãos estiveram presentes com equipes no Circuito do Trabalhador, como INSS, Superintendência Regional do Trabalho e o programa RJ para Todos, do Governo do Estado.
"Viemos a um lugar agradável para que nosso público pudesse se divertir no feriado e, ao mesmo tempo, resolver questões importantes", afirmou a secretária de Estado de Trabalho e Renda, Kelly Mattos.
"Estava bem cheio, mas fui super bem atendida e foi tudo tranquilo. Mesmo sendo feriado, nós temos que agarrar as oportunidades que aparecem para ver se a gente consegue um emprego", comentou a estudante universitária Bárbara Gomes Silva, de 35 anos, que se candidatou para vagas de auxiliar administrativo.
Com seis anos de relacionamento, Amanda Carvalho e João Nogueira aproveitaram o feriado para conseguir a isenção de taxa no casamento civil. "Foi muito tranquilo, eu reservei o meu dia para fazer isto, mas foi mais rápido do que esperava. Agora eu tenho 30 dias corridos para ir até o cartório", comemorou Amanda, de 31 anos.
"Achei a experiência muito bacana. Tinham muitos cursos interessantes e estágios disponíveis. Como sou produtor musical desde 2020, resolvi me inscrever no curso de desenvolvimento de conteúdo para o YouTube para aprender o visual e a estética da plataforma", falou o estudante Erick Nathan Paixão Soares, de 17.
Ao todo, foram atendidas cerca de três mil pessoas na Quinta da Boa Vista, segundo o balanço final. Entre os atendimentos estão: Secretaria de Direitos Humanos (Jurídico, Beleza, Assist. Social e Psicologia): 180; Secretaria de Estado da Mulher: 205; Procon.RJ: 13; CIEE: 36; Firjan: 62; SuperVia: 24; Subprefeitura Itinerante do Centro: 54; INSS: 51; Superintendência Regional do trabalho: 23; Defensoria pública: 37; Fundação Leão XIII: 159; Ministério Público: 63; Segov e Operação Lei Seca: 350; Detran (Identidade): 138; Setrab: 380; além da distribuição de mil lanches.
O dia de sol e tempo bom também fez com que cariocas lotassem os gramados da Quinta. Muitos curtiram o feriado na companhia de familiares e amigos com piqueniques, brincadeiras, passeios de pedalinho, bicicleta e caiaque.
Já no Parque Madureira, as atividades foram promovidas pela prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Renda. Cariocas também lotaram a segunda maior área de lazer da cidade para curtir o feriado com a família. Segundo a organização, mais de 10 mil pessoas estiveram no Festival do Trabalhador, que teve como tema "emprego, renda, direitos, democracia e por mais empregos verdes".
"O evento superou nossas expectativas. A prefeitura celebrou hoje as lutas históricas dos trabalhadores olhando para os desafios do presente e do futuro", pontuou o secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes.
O megaevento contou com balcão de empregos, cadastramentos para programas sociais, aplicação de vacina, ato ecumênico, feira de artesanato, corrida de entregadores com bicicletas de carga, entre outros serviços e atrações.
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, mais de mil pessoas foram cadastradas no banco de empregos da SMTE. Outras 500 foram inscritas para cursos. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de dois mil atendimentos.
"Foi uma data marcante para os trabalhadores e as trabalhadoras cariocas. O Parque Madureira recebeu um público imenso para muita diversão. A parceria com a Prefeitura do Rio garantiu o atendimento de banco de emprego, cursos de qualificação, retirada de documentos e até posto de vacinação. A unidade das centrais sindicais foi muito importante para consagrar essa data especial. Vamos juntos avançar mais em prol dos trabalhadores", declarou Ana Paula Brito, diretora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RJ).
Prestigiaram o evento o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e os secretários municipais Tatiana Roque (Ciência e Tecnologia), Patrick Corrêa (Habitação) e Tainá de Paula (Ambiente e Clima), além das deputadas estaduais Martha Rocha e Erika Takimoto, dos deputados federais Jandira Feghali, Reimont e Daniel Soranz, dos vereadores Luciano Medeiros e William Siri, presidente da Comissão Permanente de Trabalho e Emprego da Câmara Municipal do Rio, e do presidente do INSS, Glauco Wamburg, entre outros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.