Moradores de Paquetá protestam em frente a agência do Itaú, a única da IlhaAssociação de moradores de Paquetá

Rio - Com o anúncio feito pelo Banco Itaú indicando o encerramento das atividades da única agência bancária presente na Ilha de Paquetá, os moradores do local realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (5). Com o lema "Paquetá sem agência não dá!", a Associação de Moradores de Paquetá e a Federa-RJ, federação que reúne seis sindicatos dos bancários do Estado do Rio de Janeiro (Rio, Campos, Teresópolis, Petrópolis, Sul Fluminense e Niterói), convocou a manifestação para impedir que a ilha fique sem este serviço.

Os manifestantes reclamam que, além de já sofrerem com a carência de transportes públicos, com poucas barcas disponíveis e mais de uma hora de deslocamento para chegar ao continente, os moradores de Paquetá agora se deparam com outra preocupação: a possibilidade de fechamento da única agência bancária presente na Ilha. Vale destacar que também não existem caixas eletrônicos no local.

"Paquetá é um lugar com muita segurança, então as pessoas fazem isso com muita tranquilidade. O que que o banco espera? Eu sei que o banco não pensa nessas coisas mas, quer que vá todo mundo pro Rio, sujeito à violência do Rio de Janeiro, saidinha de banco... Não é simples ir pro Rio de Janeiro, não é uma coisa como sair de um bairro e ir pro outro. Aqui a coisa é mais complexa, é mais distante, mais demorado", comenta Ricardo Matos, morador da ilha que esteve presente na manifestação.

A Federa informou que vai levar a denúncia aos parlamentares, ressaltando que bancos fazem campanhas de responsabilidade social, investem milhões em propaganda, mas na prática define estratégias sem preocupação com seus funcionários e com a população. "Que direito eles tem, ainda mais um banco com tanta lucratividade, de fechar a única agencia bancária que existe no bairro? Isso não faz o menor sentido. Estamos realmente preocupados e vamos lutar por isso", questiona Ricardo.

"Ao todo, o Itaú fechará oito agências bancárias, inclusive a única em funcionamento na Ilha de Paquetá. Funcionários serão demitidos ou remanejados, sem contar que a população vai ficar sem acesso ao serviço bancário fundamental no dia a dia", alertou Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ, que está na luta contra o fechamento das agências, pela manutenção do emprego dos bancários e pelo respeito aos correntistas.
Procurado, o  banco Itaú informou que os moradores de Paquetá poderão contar com uma agência física. No entanto, a agência não fica na ilha, mas no Centro da cidade.
"O Itaú Unibanco reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e todas as decisões levam em consideração o impacto sobre o dia a dia dos clientes. Os clientes da agência Rio-Paquetá continuarão contando com a disponibilidade de uma agência física, a agência Rio-Castelo, e a mesma equipe que já os atende ficará disponível para orientar e acolher as pessoas durante essa mudança. O banco passa por um momento de transformação e reitera que o atendimento presencial continua sendo peça importante para que o cliente tenha um atendimento de qualidade e possa definir, com base em suas próprias demandas, quando deve acionar o canal físico ou o digital.”