Polícia Federal e outros órgãos fizeram operação em área de proteção ambiental, em Cabo FrioDivulgação / PF

Rio - A Polícia Federal e Ministério Público Federal deflagraram nesta quinta-feira uma operação para combater a ocupação irregular de terras e o desmatamento ilegal na área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, no distrito de Tamoios, município de Cabo Frio. A ação na cidade da Região dos Lagos teve, ainda, a participação de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria do Meio Ambiente de Cabo Frio.
Durante as diligências, foram demolidas cinco construções erguidas de maneira ilegal dentro da área de preservação ambiental.
Além disso, de acordo com a PF, os agentes verificaram que outras 40 casas foram cadastradas para um posterior encaminhamento de moradores para programas sociais na região.
A APA da Bacia do Rio São João é uma unidade de conservação de uso sustentável, com cerca de 150.400 hectares, e abrange ecossistemas da Mata Atlântica, como a "mata de baixada", mangues e a restinga.
A região sofre com um intenso processo de fragmentação de habitats, provocado por sucessivos ciclos econômicos de exploração dos recursos aliado ao histórico de ocupação do seu território.
Diversas espécies de animais do local estão ameaçados de extinção, como a preguiça de coleira, lobo-guará, gato-maracajá, bagrinho, borboleta da praia, onça parda, além do mico-leão dourado, animal símbolo da unidade de conservação ambiental.