Marquinhos de Oswaldo Cruz e as famosas tias quituteiras da Feira das Yabás: 15 anos de sucessoMarcos Porto / Agência O Dia
Completando 15 anos, Feira das Yabás promove edição especial em homenagem ao Dia das Mães
Marquinhos de Oswaldo Cruz vai receber Samba Que Elas Querem, além da escritora Conceição Evaristo e o babalaô Ivanir dos Santos, neste domingo
Rio – A tradicional Feira das Yabás, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio, vai comemorar 15 anos, neste domingo (14), com uma edição especial em homenagem ao Dia das Mães. As atrações da festa serão o cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz e o grupo Samba Que Elas Querem, lembrando clássicos do ritmo. A entrada é franca.
A programação do evento será aberta por uma roda de conversa, reunindo a premiada escritora Conceição Evaristo e o professor e babalaô Ivanir dos Santos. Ambos vão abordar temas como ancestralidade e representatividade.
Misturando música, comportamento e gastronomia, a feira é famosa por atrair visitantes que buscam diversão e a experiência de participar de um evento que celebra a cultura afro-brasileira. Com diversas opções de quitutes, o evento oferece mocotó, angu à baiana, feijoada, cozido, peixe frito, tripa lombeira, entre outras iguarias, que são preparadas por mulheres com forte relação com o samba e a região em geral.
Ansioso para a edição especial de domingo, Marquinhos de Oswaldo Cruz destaca a importância da festa para a Zona Norte. "A primeira expectativa é que o evento vire, de fato, uma política pública. A feira já é patrimônio da cidade. Além de agitar o bairro, gira a economia local. Mesmo sendo uma data comemorativa pelo Dia das Mães, esperamos receber bastante gente. Há pessoas que até hoje não conhecem esse lado da cidade, que é tão rico culturalmente", analisa o cantor e compositor, que também é fundador do Trem do Samba.
O repertório do show relembrá cancões de bambas como Monarco, Paulinho da Viola, Cartola, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e muitos outros.
Neide Sant'anna, integrante da Velha Guarda Show da Portela e uma das quituteiras da feira, ressalta o diferencial do evento. "A felicidade para esse domingo é mais forte do que nos outros, por ser Dia das Mães. Celebraremos com muitas delícias e samba. Há 15 anos faço parte da feira, estou desde a primeira. Sou muito feliz em poder participar", revela a sambista, responsável pela barraca de angu à baiana.
Já a presidente de honra da Portela, Tia Surica, vai servir caldo de mocotó. Entre as famosas "tias" que preparam delícias, também estão Selma Candeia, filha do compositor Candeia, Jane Carla, presidente da ala das baianas da Portela, e outras. Os pratos custam em torno de R$ 30. As barracas também vendem cervejas e refrigerantes.
A Feira das Yabás acontece no entorno da Praça Paulo da Portela, em frente à antiga sede da Portela, mais conhecida como Portelinha (Estrada do Portela, 446, Oswaldo Cruz).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.