Moradores da Tijuca curtiram o aniversário da Praça Sáenz PeñaDivulgação / Prefeitura do Rio

Rio - Considerada um dos principais símbolos da Zona Norte, a Praça Sáenz Peña, no coração da Tijuca, comemorou 112 anos neste sábado (13). A data foi celebrada com bolo, aulão de ginástica, apresentação da banda da Guarda Municipal, feira de adoção de animais, cursos gratuitos, entre outras atividades.
O prefeito Eduardo Paes prestigiou o evento, que contou com o apoio de comerciantes e associações de moradores da região. "Por que fazer essa comemoração, 112 anos é alguma efeméride? Aqui tem essa particularidade, é a República Independente da Tijuca. Não é um bairro, é um país. É bom estarmos aqui celebrando a praça, é o lugar do encontro, é bom estar celebrando aqui. A população segue cobrando, temos muitos desafios pela frente, mas o importante é a gente amar a nossa cidade, e te garanto que isso é algo que o tijucano faz como ninguém", comentou Paes.
A prefeitura ofereceu diversos serviços, como vacinação contra a gripe, adoção de pets e inscrições para oficinas e cursos gratuitos das Casas da Mulher Carioca.
Muito querido pelos moradores da região, o gari Renato Sorriso, que trabalha na Praça Xavier de Brito, a famosa "Praça dos Cavalinhos", no mesmo bairro, também marcou presença. Ele e outros agentes da Comlurb promoveram ação de conscientização sobre coleta seletiva.
"Essa é a praça mais importante da Grande Tijuca e é significativo para todos os tijucanos e todos os cariocas, para a gente mostrar o quanto ela é importante. Aqui é o centro da Grande Tijuca, um ponto histórico, onde ficavam vários cinemas, é o antigo Largo da Fábrica de Chitas, nada mais justo do que comemorar, fazer uma grande festa para a praça mais importante do nosso bairro. É merecidíssimo", celebrou o subprefeito da região, Felipe Quintans.
A festa também contou aula pública com o escritor e historiador Luiz Antonio Simas e diversas apresentações musicais. A programação incluiu Raízes da Vila, DJ Pivete, integrantes da Folia de Reis Mirim do Morro da Formiga, Cordão da Tia Juca e os Canários do Reino. Para fechar em grande estilo, o roteiro terá apresentação da Acadêmicos do Salgueiro.
Polo cultural
A Sáenz Peña foi inaugurada no dia 30 de abril de 1911. O nomes é uma homenagem aos ex-presidentes argentinos Luis e Roque Sáenz Peña, pai e filho. Desde então, a área é considerada um polo cultural da cidade. O local também ficou famoso pelo movimentado comércio e por reunir, a partir da década de 1940, muitos cinemas de rua, com o Metro, América, Carioca, Bruni, Olinda, Palácio. Todos, no entanto, fecharam ao longo das últimas décadas. Atualmente, o bairro só possui salas de cinema no Shopping Tijuca.


* Reportagem do estagiário Fred Vidal, sob supervisão de Raphael Perucci