Caminhada antecede o Dia Nacional da Adoção, que é comemorado todo 25 de maioDivulgação

Rio - A orla da Praia de Copacabana receberá, na manhã deste domingo (21), a 12ª Caminhada da Adoção. Promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Família, da Adoção da Primeira Infância da Alerj, a ação começa às 10h e antecede o Dia Nacional da Adoção que acontece no próximo dia 25 de maio.
De acordo com a presidente da frente parlamentar, a deputada Tia Ju (Republicanos) o objetivo da ação é chamar a atenção da população para a questão da adoção. 

"Infelizmente, existe muito preconceito com relação à adoção. Tenho bons exemplos na minha família. A mãe da minha irmã morreu pouco depois do parto. Minha mãe a adotou de imediato. Algumas pessoas diziam que ela era a minha irmã adotiva. Eu corrigia e falava que não havia diferença entre nós”, afirma a deputada, que também é mãe por adoção.
Segundo a parlamentar, é preciso combater esse tipo pensamento preconceituoso sobre a prática da adoção, especialmente da tardia.

"Eu, como mãe adotiva e presidente da Frente Parlamentar Pró-Infância, Adolescência e Adoção, participo da luta para conscientizar o poder público e a sociedade para a urgência do atendimento das necessidades dessas crianças e adolescentes. Precisamos combater todo tipo de preconceito em relação à adoção, inclusive sobre a adoção tardia", completou Tia Ju.
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA), existem 31.946 crianças e adolescentes acolhidos no Brasil, com 4.314 disponíveis para adoção. O evento tem como objetivo aumentar a visibilidade de crianças que estão em abrigos e que estão privadas do direito de ter uma família.
Apoio 

A ação conta com o apoio de várias instituições, incluindo a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OAB/RJ, do Movimento Nacional da Adoção (MNA), da Associação do Movimento de Apoio à Adoção do Estado do Rio de Janeiro (Amar), da associação civil Quintal de Ana, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).