Criminosos ameaçam motoristas de ônibus da Viação Mauá, em São Gonçalo, Região Metropolitana do RioDivulgação/Mauá

Rio - A Polícia Civil instaurou um inquérito para localizar e prender os traficantes que ameaçaram motoristas de ônibus, os impedindo de circular no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, nesta semana. A informação foi confirmada pelo delegado Márcio Esteves, titular da 72ª DP (São Gonçalo) e responsável pelo inquérito.
Segundo informações, a ordem partiu do traficante Antônio Ilário Ferreira, mais conhecido como Rabicó, chefe do tráfico de drogas da comunidade desde o final dos anos 1990. O traficante teria se incomodado com as câmeras de segurança dos veículos, instaladas na parte da frente e na traseira dos veículos.
Nas redes sociais, moradores reclamaram da falta de ônibus nos locais afetados pela ordem, como no bairro Palmeiras e São Lourenço, na última terça-feira (16). "Isso é humilhante. Acabou o respeito pelo povo", escreveu um morador. Uma outra pessoa disse que a falta de ônibus estava prejudicando os trabalhadores que dependem do meio de transporte para chegar no trabalho.
Moradores também dizem que a prática de impedir a circulação dos ônibus é antiga e já aconteceu outras vezes na comunidade. Na quarta-feira (17), a situação parecia ter sido normalizada. "Acaba de entrar um ônibus de Niterói nesse exato momento para o bairro Palmeiras e um ônibus da linha 55, Mauá, para São Lourenço, vamos orar para tudo normalizar", informou um grupo de notícias de São Gonçalo.
Procurada, a Viação Mauá ainda não se pronunciou sobre o ocorrido envolvendo sua frota.
PM reforça policiamento na região
O 7ºBPM (São Gonçalo) informou que fez contato com os representantes das empresas de ônibus que circulam na região. De acordo com o comando da unidade, a situação foi normalizada na manhã de quinta-feira (18) e a circulação de coletivos segue sem alterações.
A Polícia Militar disse ainda que está desenvolvendo um trabalho de inteligência com a delegacia da área para prender os possíveis envolvidos no episódio. O policiamento no bairro do Salgueiro também está reforçado. 
Quem é Rabicó, traficante que atua no Salgueiro há 20 anos
Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, de 58 anos, comanda o tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e é apontado como uma das principais e mais antigas lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Ele é conhecido por dar ordens para atacar agentes de segurança a tiros, roubar veículos e cargas, e financiamento de guerras contra facções rivais. O criminoso está foragido da justiça, com dois mandados de prisão preventiva pendentes contra ele.
Quem tiver qualquer informação a respeito da localização do criminoso, deve informar pelos seguintes canais: Whatsapp ou Telegram do Portal dos Procurados (21) 98849-6099; Central de Atendimento do Disque Denúncia (21) 2253-1177; através do Facebook/(inbox), endereço: https://www.facebook.com/procurados.org/; e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.
Confira a nota da PM na íntegra:
"O 7ºBPM (São Gonçalo) estabeleceu contato com os representantes das empresas de ônibus que circulam na região. De acordo com o comando da unidade, a situação foi normalizada na manhã de quinta-feira (18/05) e a circulação de coletivos segue sem alterações.

O 7ºBPM está desenvolvendo trabalho de inteligência com a delegacia da área para prender os possíveis envolvidos no episódio.

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), reduções em indicadores estratégicos foram registrados na área de policiamento do 7ºBPM, que é o município de São Gonçalo. O indicador estratégico de roubo de carga apresentou cerca de 43% de redução e o indicador estratégico de roubo de veículo teve queda de 22,8% quando comparados os primeiros trimestres de 2023 e 2022.

O bairro Salgueiro conta com patrulhamento e outras ações ostensivas desenvolvidas pelo 7ºBPM, incluindo para retirada de barricadas, as quais são planejadas com base em informações de inteligência e pelas determinações legais atualmente vigentes, tendo como preocupação central a preservação de vidas.

A Polícia Militar ressalta ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - e acionando nossas equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190."