Rio - Vai acontecer, no próximo domingo (28), em Realengo, na Zona Oeste, a 11° edição do tradicional Rolé Carioca. Com um roteiro por lugares históricos do bairro, o público poderá descobrir a cultura popular e suburbana da cidade. O passeio inicia na estação de trem de Realengo, às 10h. Para aqueles que não conhecem o bairro e desejam chegar juntos, haverá um ponto de encontro no terminal Central do Brasil, às 8h50.
O projeto propõe, a partir da valorização das histórias e memórias do bairro, estimular uma nova relação entre quem vive a cidade e a região, aumentando a autoestima dos moradores e trazendo novos olhares sobre o subúrbio. E também exercitar um olhar mais atento a locais que no cotidiano passam despercebidos, até mesmo pelos próprios moradores.
O roteiro foi criado a partir de uma pesquisa de professores de história que, no Rolé, vão contar sobre as memórias locais, como surgiram, os fatos históricos, como por exemplo a ocupação das "terras realengas”, a presença militar e desenvolvimento urbano nos séculos XIX e XX e movimentos culturais contemporâneos.
O Rolé é gratuito e passará por oito pontos reconhecidos do bairro, dentre eles, a Estação de trem, a Escola Militar, o Colégio Dom Pedro II, o Cine Theatro, e o Viaduto. Outro local que faz parte do roteiro é a antiga fábrica de cartuchos, onde está sendo construído o Parque Realengo, com previsão de inauguração para 2024. O lugar homenageará a grande repórter Susana Naspolini, que exercia seu papel dando relevância para a população e auxiliando em benefício dos cariocas.
A coordenadora de produção do projeto, Beatriz Novellino, que já participa há 10 anos do Rolé, comentou sobre a importância da caminhada por esses locais históricos. "As pessoas não conhecem o bairro, muitas vezes só conhecem por uma narrativa de história sempre em páginas polícias. A ideia é entender a partir das ruas, das praças, dos monumento um pouco mais como o bairro se desenvolveu e como ele impacta as pessoas no dia a dia até hoje", disse.
Realengo tem significativa representação em relação à resistência contra a ditadura militar, visto que Gilberto Gil foi detido no local durante a repressão. Dentre alguns dos artistas que marcaram o lugar, estão o cantor Mumuzinho, o baterista e percussionista Robertinho Silva, o humorista Rafael Portugal e o youtuber e também humorista Diogo Defanti.
Sobre Rolé Carioca
O Rolé é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Criado em 2012 a partir de visitas a diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o passeio adaptou sua programação ao momento de pandemia, para continuar a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano, por meio de ações como o museu virtual Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.