Rio - O Governo do Rio promove neste sábado (27) o projeto Trilhas e Guias do Rio, das 8h às 12h, no Parque Nacional Floresta da Tijuca, para a inclusão de pessoas com deficiência em passeios de trilha, utilizando a cadeira adaptada Julietti.
"O programa convida as pessoas com deficiência para estarem onde elas quiserem, inclusive, junto à natureza, com apoio dos nossos voluntários. Seja explorando trilhas ou correndo as corridas de ruas junto aos guias, nossa missão é facilitar a vida das pessoas para que todos aproveitem o melhor das cidades. O Estado do Rio é presenteado com trilhas e recantos que convidam os exploradores a conviver com o meio ambiente, praticar caminhadas e corridas ao ar livre. São ações que melhoram a saúde e elevam a qualidade de vida", disse Renato de Paula, vice-presidente para a Saúde e PcD da Suderj, ligada à Secretaria de Esporte e Lazer.
Cerca de 50 pessoas com deficiência foram convidadas para o passeio, que tem como objetivo proporcionar aos participantes a experiência de fazer uma trilha em meio a mata, com segurança e responsabilidade. Na atividade, voluntários convidados vão auxiliar as pessoas com deficiências físicas que farão o passeio.
Pessoas com deficiência visual também podem participar, pois guias de corrida para cegos vão apoiar a caminhada pelas trilhas do parque. O projeto é uma versão piloto que poderá se tornar parte do calendário fixo de ações da pasta, voltadas para pessoas com deficiência.
Serviço - Trilhas e Guias do Rio
Data: Sábado (27/5) Hora: 8h às 12h Local: Parque Nacional da Tijuca - Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista Participação gratuita
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.