Tainá de Paula participou da revitalização da horta com moradores da regiãoDivulgação / Wagner Silva (SMAC)

Rio - Após ser revitalizada, a horta comunitária do Complexo de Manguinhos, na Zona Norte, foi reinaugurada, nesta terça-feira (23), pela prefeitura. Criado em 2013, o espaço ficou nove meses sem plantio e, hoje, gera alimentos para cerca de 800 famílias da região.
Ao todo, 21 moradores ajudam a cuidar da horta. Considerado o maior local de plantio comunitário da América Latina em uma favela, o espaço ocupa uma área equivalente à quatro campos de futebol e já produziu cerca de duas toneladas de alimentos por mês.
A horta foi instalada pela prefeitura em 2013 onde havia uma "cracolândia". Após a criação, o projeto chegou a integrar o programa Hortas Cariocas. 
A Secretária Municipal de Ambiente e Clima, Tainá de Paula, participou da cerimônia de revitalização e ressaltou a participação social na ação. "Gratidão aos moradores, aos meus hortelãos e aos técnicos da Secretaria, que ouviram meu chamado: 'a gente pode acabar com a fome'. Agora posso trabalhar para que a favela plante taioba, abóbora, feijão, alfavaca e tenha alimentação segura e de qualidade”, concluiu.