O jornalista e guia de turismo Rafael Bokor é idealizador do projeto Rio - Casas & Prédios Antigos, no qual conta a história de imóveis centenários da cidadeCleber Mendes / Agência O Dia

Rio - Com postagens nas redes sociais, livros e tours guiados por imóveis centenários do Rio, que podem incluir o interior de alguns, o projeto 'Rio – Casas & Prédios Antigos', do jornalista e guia de turismo Rafael Bokor, de 40 anos, conta um pouco da história da cidade a partir da arquitetura de edificações antigas, com pitadas do contexto social da época da construção. Neste mês, a primeira publicação na página do Facebook completou 10 anos, um marco para Rafael, que lançará um aplicativo e um livro, onde reunirá estas histórias.

"Considero as construções antigas do Rio pontos turísticos repletos de histórias e beleza pouco exploradas por moradores e turistas. O meu trabalho é conscientizar a população e os moradores desses lugares da importância arquitetônica e histórica das casas e prédios antigos. Digo sempre que a gente só valoriza o que conhece. Por isso, corro atrás das informações e de fotografias de décadas atrás para montar um modesto inventário arquitetônico do Rio", contou Rafael, idealizador do projeto.

Além dos relatos e particularidades das construções antigas e monumentos do Rio, o aplicativo chamado 'Passeio Carioca', com previsão de lançamento até o final de junho, oferecerá tours diferenciados pelo Rio, sejam os promovidos por Rafael ou por outros guias de turismo, e também mostrará imóveis antigos disponíveis para aluguel e venda.



O volume III do livro Rio – Casas & Prédios Antigos, com capa dura, 228 páginas, 35 histórias e cerca de 400 fotos, feitas pelo profissional Leonardo Martins, será lançado no segundo semestre com a ajuda de um financiamento coletivo: "Escolhi os imóveis mais interessantes que saíram nas redes sociais do projeto para estarem neste livro", contou Rafael.

Tours guiados por joias arquitetônicas do Rio

O trabalho de Rafael é resultado de muita pesquisa e amor por coisas antigas. Quando se formou em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rafael conseguiu um trabalho na própria universidade e, assim, tinha bolsa de estudos para fazer outras graduações. Desta forma, cursou também publicidade e cinema, esta última graduação para 'estudar filmes antigos', em suas palavras.

Lançou o Rio – Casas & Prédios Antigos no ano seguinte em que saiu da PUC, em 2013, o primeiro livro em 2015 e, em 2017, começaram os passeios pelas construções históricas.

Os tours guiados acontecem aos finais de semana nos bairros da Glória, Laranjeiras, Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon, cada um em um dia diferente e com roteiro definido. Repleto de icônicos edifícios históricos, muitos ainda com fachadas e interiores perfeitamente conservados, sem terem sofrido alterações nas estruturas, o Rio é um prato cheio para quem quer conhecer melhor a cidade e o seu cotidiano espiando por dentro cada detalhe. E foi pensando nisso que Rafael idealizou esta programação.

A pé e com um grupo pequeno, o guia vai contando as histórias de prédios que se misturam à história da cidade, de construções que são reflexos de um tempo e carregam em si ideias que dialogam com o que era a sociedade naquele período. Em alguns imóveis, é possível entrar no térreo e percorrer os corredores. É o caso da visita permitida ao hall de estilo arquitetônico art déco do Edifício Ribeiro-Moreira, o primeiro arranha-céu de Copacabana, na Zona Sul, inaugurado em 1928.

O Biarritz, um clássico no bairro do Flamengo, também está na lista de prédios com interiores visitados nos tours, além de figurar no volume I da coleção de livros Rio – Casas & Prédios Antigos. Construído em 1937, foi desenhado pelo arquiteto francês Henri Pierre Sajous (1897-1975) e tem fachada no estilo art déco, com balcões arredondados e dupla curvatura cobertos com toldos. O prédio ainda surpreende com um jardim projetado pelo renomado paisagista Burle Max com uma fonte nos fundos. Para chegar ao jardim, é preciso atravessar um corredor largo e extenso de Mármore de Carrara, pedra natural de origem italiana.

O Biarritz teve como morador ilustre Harry Stone (1926-2000), poderoso representante da Motion Pictures no Brasil. Conhecido como 'Embaixador de Hollywood' ele convidada para o prédio estrelas do cinema que estavam visitando a cidade. Como o apartamento de Harry Stone era no térreo, parecia que o jardim pertencia apenas a ele.

Atualmente, os tours guiados contemplam apenas bairros da Zona Sul, mas Rafael planeja levá-los para o outro lado do túnel Rebouças: "Quero fazer também em outras regiões, como a Zona Norte, elaborando os passeios da mesma forma como fiz nos outros lugares: andando prestando bastante atenção ao redor, batendo em portas, pedindo para entrar e conhecendo a história de lugares lindos", finalizou.
Os passeios disponíveis são divulgados no perfil do Instagram do projeto, e os ingressos são adquiridos pela plataforma Sympla.