Testemunhas afirmam que os homens saíam de um baile da Vila Ideal quando foram baleadosReprodução

Rio - Dois homens foram baleados na Rua Piratini, no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã deste domingo (28). Imagens que circulam nas redes sociais mostram as vítimas caídas no chão e em seguida sendo carregadas e colocadas em um veículo da Polícia Militar por agentes do Programa Segurança Presente.

Segundo testemunhas, os jovens saíam do baile da Vila Ideal, comunidade próxima à rua em que foram baleados. De acordo com os policiais, o caso ocorreu durante uma abordagem a três homens que estavam em uma motocicleta sem placa e escaparam de um bloqueio policial, desobedecendo a ordem de parar.


A Superintendência da Operação Segurança Presente informou que determinou a abertura de um processo administrativo para apurar os fatos ocorridos.

De acordo com os policiais, ao se aproximarem da Comunidade do Lixão, eles ouviram vários disparos contra as duas equipes do Segurança Presente. Os dois homens feridos durante a perseguição foram levados ao Hospital Moacyr do Carmo e estão fora de perigo.

Os dois baleados e terceiro homem, que não ficou ferido, foram autuados na 59ªDP (Duque de Caxias) por desobediência. A motocicleta, que está sem placa de identificação, foi apreendida.

A superintendência também determinou que o caso seja encaminhado à Corregedoria da PM para a apuração detalhada do incidente. Os policiais envolvidos no episódio atuam na operação como extraquadro (nos dias de folga na PM).

O Segurança Presente informa ainda que submete constantemente os seus agentes a cursos e treinamentos com foco nos Direitos Humanos e no compromisso com a não letalidade em suas ações de abordagem.