Grande esquema de segurança foi montado para receber o jogo no Maracanã Banco de imagens / Agência O Dia

Rio - A Guarda Municipal (GM) vai atuar com 255 agentes no entorno do Maracanã para o jogo entre Flamengo e Fluminense, que acontecerá nesta quinta-feira (1°), às 20h. Objetivo desta mobilização é realizar ações de ordenamento urbano no entorno do estádio e gerir o tráfego na região.
O jogo é válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil e, por isso, milhares de torcedores passarão pelas redondezas do Maracanã. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) também vai fazer uma operação de prevenção para coibir ambulantes irregulares.
Dos 255 agentes, 50 serão de trânsito e, com o auxílio da Seop, os guardas poderão multar ou até rebocar veículos que estiverem estacionados irregularmente no entorno do estádio. Por isso, a GM recomenda que os torcedores utilizem o transporte público, pois não há vagas reservadas na região.
As ações preventivas de patrulhamento, ordenamento urbano e de trânsito começam a partir das 15h, com equipes posicionadas nas principais vias de acesso do Maracanã.
O esquema operacional também vai contar com o apoio de 50 veículos, entre carros e motos, além do efetivo policial dos grupamentos especiais Tático Móvel, de Operações Especiais e de Operações com Cães.
Após a Câmara do Rio aprovar, na última terça-feira (30), uma nova escala para guardas municipais, a corporação, desagradada, iniciou uma greve. "Essa escala não é humana, sempre passa de 12h e nunca pagam hora extra. O salário é muito baixo e nós não temos reajuste, muitos aproveitam a folga para poder completar a renda da família", disse um agente que preferiu não se identificar.
Mesmo com a greve, a Guarda Municipal informou que o efetivo segue normal. Por isso, 255 agentes foram mobilizados para o esquema desta quinta-feira (1°) no Maracanã.
Confusão no último Fla-Flu
Torcedores do Flamengo e do Fluminense entraram em confronto após o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, que ocorreu no último dia 16. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram brigas generalizadas e confusões que aconteceram no entorno do Maracanã.
De acordo com a Polícia Militar, antes do início da partida, 30 integrantes de torcida organizada foram detidos em São Cristóvão, na Zona Norte. Além disso, um soco-inglês, fogos de artifício, drogas e touca ninja foram apreendidos.