Rio - Os tradicionais tapetes coloridos confeccionados com sal por fiéis coloriram diversos pontos do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (8), em celebração ao dia de Corpus Christi. A cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, exibiu o maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina, com 2km de extensão. No Centro do Rio, fiéis também madrugaram para preparar a homenagem para a missa na Catedral de São Sebastião, no Centro do Rio, realizada às 10h desta quinta-feira (8).
fotogaleria
Os desenhos confeccionados com sal surgiram em menção à passagem bíblica que conta que Jesus entrou na cidade de Jerusalém com uma recepção grandiosa. Assim, Cristo mereceria outras recepções grandiosas, com tapetes espalhados por onde passasse. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas — são usados elementos como serragem, borra de café e grãos, além do tradicional sal.
Cristiane Borges, de 36 anos, é membro da Paróquia São José, em São Gonçalo, e confecciona tapetes há 15 anos. Neste ano, a paroquiana manteve a tradição e participou da celebração novamente. "É com muita alegria que eu falo da importância para os católicos em comemorarmos essa data. Todo ano eu participo pois é uma alegria muito grande, já que a nossa missão é servir para Jesus. Eu confecciono porque sei que depois Jesus Cristo vai passar por ele", disse a fiel.
A catequista Catarina Santos Pereira, de 73 anos, é membro da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em São Gonçalo, e também esteve no Centro do município nesta quinta-feira (8) para participar da confecção dos tapetes ao lado dos seus alunos. Ela conta que chegou por volta das 7h com algumas crianças da sua turma de catequese. "Participar disso é um dos momentos mais marcantes da minha vida, eu fico contando os dias para esse momento, onde posso expressar meu agradecimento a Deus. É um privilegio participar! Eu sou catequista e levo minhas crianças, eles participam, gostam desse momento", conta Catarina. A idosa disse ainda que planeja retornar no período da tarde para participar da celebração final do dia.
Celebração grandiosa em São Gonçalo
Em São Gonçalo, a confecção dos tapetes teve início na madrugada desta quinta-feira (8), na frente da Igreja de São Gonçalo. A programação começou às 8h, com momento de louvor no palco principal montado no bairro Zé Garoto. Na parte da tarde, às 14h30, haverá louvor e terço da misericórdia. E, para encerrar a celebração, haverá missa e procissão às 16h.
Segundo os organizadores do evento, é esperado que mais de 100 mil pessoas participem da festa religiosa até o fim do dia. Ao todo, foram utilizados mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e litros de serragem. O grande caminho colorido de sal São Gonçalo foi contou com a confecção de 240 tapetes da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro.
Celebração no Centro do Rio
No Centro do Rio, fiéis e voluntários iniciaram a construção dos tapetes às 5h desta quinta-feira (8), na entrada até o corredor da Catedral de São Sebastião. Além da feitura dos tapetes, o Arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani Tempesta, celebrou, às 10h, uma missa no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Santana, no Centro do Rio. Uma outra missa na Catedral de São Sebastião com a abertura do II Sínodo Arquidiocesano acontece às 17h.
O cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, explica que 'Corpus Christi' vem do latim e tem como significado o Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. "A origem da solenidade evidencia e enfatiza a presença real de Jesus no pão e no cálice consagrados. A festa é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida", diz o cardeal-arcebispo.
Fiéis da Matriz de Santa Rita de Cássia, no Centro do Rio, confeccionaram um tapete de sal em homenagem ao cardeal Dom Orani João Tempesta, na Catedral de São Sebastião.
Pelo quarto ano consecutivo, o evento contou com a participação de um tapete inter-religioso feito por membros de mais de 28 religiões diferentes. "O que estamos fazendo é para Deus, todas as religiões falam de Deus, mas cada um tem uma forma de ver e adorar", pontuou Kunti Devi Dasi, da Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna (Iskcon).
"É um trabalho fantástico, congregamos com 28 designações diferentes na tentativa de busca do diálogo inter-religioso. Eu não tenho o menor problema de entrar na Catedral e ajudar a construir o tapete de sal. É muito importante que nos vejam juntos e percebam que não temos que viver de intolerância, pelo contrário, vivemos em um país com muita liberdade, inclusive a de escolher ter ou não uma religião", detalhou.
Para Luzia Lacerda, diretora responsável pelo Instituto ExpoReligião, a confecção do tapete é um apelo à sociedade. "Apesar de cada ano ter um tema, o nosso desenho é diferente, é sempre o mesmo, por que pedimos paz entre as religiões. Apesar de acharem diferente pessoas de outras religiões participando, eu acredito que quando você conhece um pouco mais o outro, visitando o seu espaço e a sua história, o respeito aumenta. É esse respeito que nos cabe como liderança levar pros nossos".
Confira a programação da Arquidiocese São Sebastião
5h – Confecção dos tapetes na Catedral e na Avenida Chile. 10h – Missa no Santuário Nacional de Adoração Perpétua (Igreja de Sant’Ana). 14h – Apresentação Musical na Praça da Candelária, com a Comunidade Católica Shalom. 15h – Oração das Vésperas na Igreja da Candelária, seguida de Procissão em direção à Catedral, encerrando com a Benção com o Santíssimo Sacramento. 17h – Solene Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de São Sebastião presidida pelo Arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.