OPE e Batalhão de Choque fazem rondas durante operações na Cidade de deus. Foto: Pedro Ivo/ Agência O DiaPedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realizou uma nova operação na Cidade de Deus, na Zona Oeste, na manhã desta segunda-feira (12). Durante a ação, moradores registraram intenso tiroteio. A região tem sido alvo de frequentes confrontos e operações por conta da disputa entre traficantes e milicianos pelo controle da comunidade.

Segundo a corporação, agentes do Batalhão de Polícia de Choque e do Bope atuaram no local desde as primeiras horas da manhã. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a presença de veículos blindados e troca de tiros também na comunidade do Karatê, na Cidade de Deus. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, houve tiroteio desde às 4h50.

Durante patrulhamento por um dos pontos da comunidade, policiais com auxílio de cães farejadores, apreenderam 550 invólucros de maconha, 455 invólucros de skank e outros tipos de drogas em uma construção abandonada.

Na última semana, outras duas operações também ocorreram na comunidade. Na terça (6), barricadas pegando fogo foram colocadas nas ruas de acesso da Cidade de Deus para prejudicar o acesso da polícia. Durante a ação, drogas foram apreendidas. Na sexta-feira (9) um suspeito morreu e um fuzil foi apreendido.

A Cidade de Deus sofreu forte influência de milicianos por muitos anos, mas atualmente traficantes do Comando Vermelho (CV) invadiram a comunidade com o objetivo de expandir o tráfico de drogas, o que causa frequentes confrontos na região. Além disso, os criminosos têm disputado também o domínio da Praça Seca, Muzema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, Gardênia Azul, todos na Zona Oeste.

Clínica e escolas fechadas

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, devido a operação, a Clínica da Família Francisco de Oliveira acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento na manhã desta segunda-feira (12).

Já a Clínica da Família José Neves manteve o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, na região da Cidade de Deus, sete unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso na área, afetando 1.753 alunos.
Outras operações

Ainda na manhã desta segunda-feira (12), equipes do 15ºBPM (Caxias) atuaram nas comunidades da Mangueirinha, Lixão e Vila Ideal, em Duque de Caxias, na Baixada.
Policiais do 41ºBPM (Irajá) atuaram nas comunidades do Chapadão, Pedreira, Az de Ouro, Proença Rosa e Juramento, todas na Zona Norte. Segundo a corporação, no Complexo do Chapadão, uma equipe foi alvo de tiros na Estrada do Javatá, na localidade da “Cova”, e um policial foi ferido por estilhaço no rosto. Ele foi socorrido ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.
Já policiais do 14ºBPM (Bangu) atuaram na Vila Kennedy, na Zona Oeste. Não há registro de prisão ou apreensão.