Segurança de restaurante em Ipanema foi chamado de 'neguinho' por moradorReprodução / Redes Sociais

Rio - O segurança de um restaurante na Zona Sul da cidade acusa dois moradores, pai e filho, de injúria racial. A vítima, identificada como Lucas, esteve na delegacia duas vezes para registrar o caso, sendo a mais recente no último sábado (10). 

De acordo com a publicação de uma cliente, os dois reclamam com o estabelecimento, há meses, para retirar o funcionário da "calçada deles". Em um dos vídeos publicados, o idoso, identificado como Aloysio Augusto da Costa, de 83 anos, aparece chamando o funcionário de "neguinho", além de outros insultos. "Você está favelizando minha calçada, vai para o outro lado, neguinho", prossegue o homem.

Em outro vídeo, o filho do idoso, também morador, aparece reclamando da presença de Lucas enquanto pedestres reprovam a atitude do homem, o chamando de racista.
Em nota, o restaurante Babbo Osteria, localizado em Ipanema, afirmou que não tolera qualquer tipo de atitude preconceituosa e que no dia 15 de maio e 11 de junho foram feitos registros de ocorrência, "ambos denunciando atitudes racistas contra um de nossos colaboradores por parte de um vizinho".

O estabelecimento informou, ainda, que está tomando todas as medidas cabíveis para proteger e apoiar o funcionário. "Somos um restaurante que preza pelo respeito e não admitimos qualquer ato de preconceito na casa", finaliza a nota.

Ao DIA, o chef do restaurante, Elia Schramm, disse que está dando todo o apoio necessário a Lucas. "Estamos cuidando para que ele tenha justiça e amparo emocional nesse momento, que é o mais importante", disse.

Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na 14ª DP (Leblon) e diligências estão em andamento para esclarecer os fatos. A delegada Daniela Terra, responsável pelo caso, informou que testemunhas estão sendo ouvidas e disse, ainda, que o Aloysio já foi intimado para depor.