Dalcemir Pereira Barbosa, antigo chefe da milícia atuante em Rio das Pedras, já havia sido preso em 2015Reprodução

Rio - Dalcemir Pereira Barbosa, antigo chefe e um dos pioneiros da milícia que atua em Rio das Pedras, foi preso na manhã desta terça-feira (20), no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Contra ele havia um mandado de prisão condenatória pelos crimes de estelionato, parcelamento do solo urbano e organização criminosa. 
Segundo a Polícia Civil, em maio de 2008, Dalcemir ordenou que seus comparsas invadissem um terreno, na Estrada de Jacarepaguá, em Rio das Pedras. No dia do fato, sete criminosos ocuparam o local e cortaram várias árvores, devastando uma parte da mata da reserva. O acusado, que na ocasião atuava como presidente de uma cooperativa de transporte alternativo da região, esteve no local, por duas vezes, para ver o andamento do serviço, portando uma arma de fogo. 
De acordo com as investigações, Dalcemir e o irmão, o ex-PM Dalmir Pereira Barbosa, que está preso, eram chefes da organização criminosa que atua na região de Rio das Pedras. A dupla detinha controle de diversos outros milicianos, que integravam uma estrutura ordenada para obter vantagens patrimoniais ilícitas em comunidades localizadas nos bairros de Jacarepaguá.
A prisão desta terça-feira (20) foi realizada por agentes da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter) após trabalho de monitoramento e cruzamento de dados de inteligência.