Operação Torniquete da Polícia Civil, na foto, presos chegando a CIDPOL. Nesta Quinta-feira (22).Reginaldo Pimenta

Rio - Policiais civis realizam, desde a manhã desta quinta-feira (22), mais uma fase da Operação Torniquete, que ocorre em quatro comunidades do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Civil, até o momento, os agentes prenderam nove suspeitos e 18 veículos roubados foram recuperados.
De acordo com as investigações das delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis e de Cargas (DRFA e DRFC), o Complexo da Mangueirinha é o principal destino de cargas e veículos roubados. As comunidades do Corte 8, Mangueirinha, Sapo e Santuário, segundo a polícia, se tornaram bases operacionais do Comando Vermelho (CV).
As investigações ainda constataram que diversas regiões do Rio, como a Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, bairros das zonas Sul e Norte, além de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, sofriam com a atuação desse grupo de criminoso.
O delegado Vinícius Domingos, titular da DRFA, contou sobre a dinâmica desta fase da Torniquete. "Mais uma importante ação no Complexo da Mangueirinha, que é o principal pólo responsável por roubos de veículos e cargas na Baixada. É um grupo violento e especializado. Nós também estamos investigando se esta organização destina peças roubadas para outros estados do país", explicou. 
Em nota, a Polícia Civil informou que, além de ser o principal destino de roubo de cargas e veículos, o interior do Complexo da Mangueirinha também é utilizado como cativeiro de vítimas sequestradas, desmanche e clonagem de veículos e venda ou troca de armas.

Esta ação é baseada em dados de investigação e de inteligência do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), analisados com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP).
A Torniquete
A primeira fase da Torniquete foi em dezembro de 2022. Em seis meses de operação, mais de 200 suspeitos foram presos e mais de 100 veículos roubados foram recuperados. No dia 13 de abril, onze pessoas também foram presas e diversos veículos apreendidos no Complexo da Mangueirinha.
Segundo o serviço de inteligência da polícia, a região da Mangueirinha é o maior destino de veículos e cargas roubadas de toda a Baixada Fluminense. A região se tornou base operacional da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que fornece armamento pesado para criminosos que praticam roubos de veículos e de cargas em diversas comunidades do Rio.  
*Matéria em atualização