Na época, o deputado Rodrigo Bacellar (PL) era secretário de Governo Júlia Passos / Alerj
Segundo o MP, o inquérito tem como objetivo investigar se o deputado estadual eventualmente teria recebido presentes os favores de sócios da empresa Zocar Rio Caminhões, que já foi investigada por lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Bacellar ainda não sofreu nenhuma sanção desde o ocorrido, diferente do policial civil Ricardo Herter, piloto da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que quase foi atropelado por um carro que Bacellar estava.
Ricardo responde a um processo por displicência e por supostamente violar o Código de Ética policial. Em sua primeira sanção, o agente foi transferido para um departamento interno da Polícia Civil, porém, em nova decisão, divulgada na última segunda-feira (26), ele foi afastado da corporação por 50 dias.
Rodrigo e Ricardo se desentenderam em novembro do ano passado. A discussão ocorreu após um táxi que buscava Bacellar e sua família em um heliponto na Zona Sul quase atropelar Herter. Na época, o deputado era secretário de Governo e usava um helicóptero que pertencia a Marcos Zoboli, dono da Zocar Rio Caminhões.
O veículo onde estava Bacellar ainda transitava em uma área proibida para veículos particulares. Além disso, o heliponto usado no pouso do helicóptero pertence ao estado e não pode ser utilizado para voos particulares.
Segundo o Código de Conduta da alta administração, "é vedado ao agente público receber transporte, hospedagem ou quaisquer quer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a probidade ou honra."
De acordo com a Polícia Civil, Herter entrou com pedido de impugnação, que foi analisado e está sendo aguardada a publicação da decisão do recurso contra seu afastamento.
Em relação às investigações contra a Zocar Rio Caminhões iniciada em julho do ano passado, a empresa se defendeu nas redes sociais alegando trabalhar de forma lícita, além de colaborar com as autoridades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.