Patrulha escolar está fazendo a segurança da região após as ocorrências de furtoPedro Ivo/Agência O Dia

Rio - A Creche Municipal Meimei, em Padre Miguel, na Zona Oeste da cidade, foi furtada pela sexta vez em menos de um mês, na madrugada desta quarta-feira (28). Segundo testemunhas, os furtos começaram a ser realizados em maio.

Desta vez, foram levadas uma porta de alumínio da área de serviço e tubulações de cobre de duas condensadoras do ar-condicionado. Além disso, duas câmeras de segurança foram vandalizadas. A PM reforçou a segurança no local nesta quarta (28) no entorno da creche, que fica localizada na Estrada General Americano Freire, com uma viatura da Patrulha Escolar.

Virginia Alexandre é mãe de um dos alunos da unidade escolar e contou que por conta dos furtos as aulas precisaram ser suspensas. "Os furtos acontecem de madrugada e no dia seguinte acaba não tendo aula, porque as crianças ficam sem as coisas, não tem mais ar-condicionado. Ele [o criminoso] furtou todas as fiações, as câmeras, arrancou tudo. Tirou até mesmo a porta de alumínio da lavanderia. De ontem para hoje ele levou as duas últimas tubulações do ar que restaram", lamentou.

Ainda segundo seu relato, a creche é próxima de outras unidades escolares e de uma clínica da família, que também foram alvos de assaltos por conta da falta de segurança na região e pela facilidade de entrar nos locais.

Sem muros, a Creche Meimei tem apenas com uma grade para proteção das dependências. De acordo com Virgínia, as grades facilitam para que os bandidos consigam entrar no local.

"Deveria ser feita uma obra para levantar um muro, porque ali é só grade e bem baixa, então a creche está muito vulnerável, e um vigilante. porque não acontece só na creche, acontece na clínica da família, acontece no Ciep próximo e em outra creche, são quatros estabelecimentos da prefeitura e todos passam por roubos do mesmo jeito", desabafou a mãe.

A Polícia Militar foi acionada por uma representante de uma creche relatando furtos no estabelecimento durante a madrugada. Uma viatura foi enviada ao local e constatou o fato. A corporação ainda ressaltou que “o local já possui patrulhamento de rotina. Uma viatura da Patrulha Escolar reforça o policiamento e que a direção da escola dispõe dos contatos telefônicos desta patrulha para acionar em caso de emergência”.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio, por meio de nota, lamentou "profundamente mais esse furto a uma unidade escolar. Toda escola deveria ser um local sagrado e não vítima da violência urbana. A Secretaria registrou o caso na 33ª DP (Realengo) e solicitou ao 14º BPM (Bangu) reforço na ronda no entorno da escola. Todos os aparelhos furtados ou danificados serão repostos ainda essa semana. A Secretaria reinstalará também, nos próximos dias, o sistema de câmeras de monitoramento e de barreiras com alarme que foram danificados."
Ainda de acordo com a pasta, as aulas seguem sem problemas nesta quarta-feira. A Polícia Civil foi procurada, mas até o momento não respondeu aos questionamentos.