A vacina BCG é fundamental para prevenção de tuberculoseDivulgação
Na rede municipal de saúde do Rio, a BCG é dada ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, como explica Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde.
A tuberculose é uma infecção que, além dos pulmões, afeta também os ossos, rins e as meninges. Os principais sintomas são tosse, febre, falta de ar, dor no peito, perda de peso e fraqueza. Ela possui uma evolução lenta, mas com possibilidade de gravidade e sequelas, mas tem cura e para preveni-la é necessário que as crianças tomem a vacina até os 4 anos.
“É de extrema importância a cidade ter alcançado essa porcentagem de cobertura da BCG, que é uma vacina segura e eficaz. Outras vacinas de rotina das crianças ainda não alcançaram a meta e contamos com a colaboração dos pais e responsáveis para que levem seus filhos às unidades de saúde para a verificação e atualização da caderneta de vacinação”, convocou a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.
Para realizar a vacinação, os pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos portando um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. A SMS também oferece uma cartilha com orientações sobre o calendário vacinal que pode ser consultado no site do EpiRio.
A BCG também está disponível nas unidades de Atenção Primária e no Super Centro Carioca de vacinação, em Botafogo, em dias pré-estabelecidos, conforme o cronograma disponível.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.