Movimentação na praia de Copacabana. Nesta segunda-feira (04).Cleber Mendes/Agência O Dia

Rio - A cidade do Rio deve ter mais uma madrugada gelada nesta quarta-feira (5). A previsão é de que os termômetros possam atingir 11ºC em diversos pontos, como Centro, Grande Tijuca e Zona Oeste, segundo o Alerta Rio. Na madrugada desta terça (4), os cariocas tiveram a madrugada mais fria do ano, com mínima registrada de 11,3°C. A previsão não indica chuva, apenas ventos fracos a moderados. 

Para os próximos dias, o céu deve continuar claro e o clima deve esquentar gradualmente. Durante a quarta-feira (5), a máxima estará em torno de 28°C e a mínima, em 12°C. Já na quinta (6), máxima de 29°C e mínima de 14°C. A ação do sistema de alta pressão favorecerá a redução de nebulosidade e elevação da temperatura.

Entre sexta-feira (7) e sábado (8) a máxima deve chegar aos 30°C, com mínima de 15°C. Não há previsão de chuva.
"No inverno é comum a ocorrência de noites frias, devido a pouca nebulosidade. Sem a energia e o aquecimento solar, a superfície terrestre vai perdendo calor para a atmosfera já a partir da noite. Assim, na madrugada tem-se esse pico de perda de calor da superfície, e no geral, é nesse período que ocorrem as temperaturas mínimas do dia", explica a meteorologista do Alerta Rio Juliana Hermsdorff.
As praias estão mais vazias, mas algumas pessoas ainda aproveitam o inverno nas areias. A psicóloga Mariana Coelho, de 39 anos, moradora de Copacabana, costuma manter os mesmos hábitos mesmo durante a estação mais fria do ano. Para ela, o tempo "dá uma preguiça para levantar", mas mesmo assim ela consegue manter a rotina de treinos físicos na praia.
Movimentação na praia de Copacabana. Na foto Mariana Coelho de pernas cruzadas. Nesta segunda-feira (04). - Cleber Mendes/Agência O Dia
Movimentação na praia de Copacabana. Na foto Mariana Coelho de pernas cruzadas. Nesta segunda-feira (04).Cleber Mendes/Agência O Dia
Já a vendedora ambulante Sandra Almeida, de 56 anos, que trabalha na orla de Copacabana e também é moradora da região, relata como é a rotina nos dias frios: "Nessa época as vendas caem, mas a fonte nunca seca e estamos sempre vendendo".
"Eu aproveito para me alimentar de sopas e caldos. Gosto de chegar em casa tomar um banho quente e ir para debaixo das cobertas e assistir filmes e também curtir as redes sociais", completa Sandra, que diz gostar do clima mais frio.