Operação policial em Manguinhos. Nesta Sexta-feira (07).Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Uma operação da Polícia Militar provocou um intenso confronto na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. De acordo com as plataformas Fogo Cruzado e Onde Tem Tiroteio, a troca de tiros teve início por volta das 5h30, nas localidades conhecidas como Mandela, Coréia e na Estrada de Manguinhos. A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) atua na região para prender criminosos e coibir roubos de carga e veículos. Durante a ação, um policial militar ficou ferido. Não houve registro de presos, mas os agentes apreenderam drogas na região.
Segundo a PM, equipes foram atacadas a tiros e, durante o confronto, um militar foi baleado. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Bonsucesso. Após atendimento, o policial foi transferido ao Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, e seu quadro de saúde é considerado estável. 
Nas redes sociais, passageiros relataram que o tiroteio afetou o serviço de trens, ainda na madrugada. Segundo a SuperVia, concessionária responsável pelo serviço, alguns trens do ramal Saracuruna tiveram que aguardar ordem de circulação, entre 5h45 e 5h55, mas a operação já foi normalizada. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por conta da operação, a Clínica da Família Victor Valla acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã desta sexta-feira. A Secretaria Municipal de Educação informou que, na região, duas unidades escolares foram impactadas, afetando 194 alunos.
Moradores da comunidade compartilharam imagens da ação e se queixaram da violência na região. Confira abaixo. "Estava até estranhando que essa semana não teve operação. Pior que começa cedo, na hora das pessoas irem trabalhar e estudar. Manguinhos toda semana tem operação, quem sofre é o trabalhador que tem que sair no meio da bala", desabafou uma pessoa. Até o momento, não há registro de prisões e apreensões na ação. 
Outras operações
Também nesta sexta-feira, policiais militares do 14º BPM (Bangu) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) realizam uma ação na Vila Kennedy, na Zona Oeste, para coibir o roubo de rua e de veículos e prender criminosos, além de retirar barricadas da região. Na Baixada Fluminense, o 39º BPM (Belford Roxo) e o 3º Comando de Policiamento de Área (3CPA) atuam no Complexo de Santa Teresa, em Belford Roxo, contra ações e grupos criminosos e roubo de veículos. Até o momento, não há registro de prisão ou apreensão nessas ações.  
No Complexo do Badu, em Duque de Caxias, equipes do 15º BPM (Duque de Caxias), com apoio do 20º BPM (Mesquita) e do 24º (Queimados) apreenderam duas pistolas, drogas e dois rádios transmissores. Houve confronto e dois suspeitos foram baleados e socorridos para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) em Saracuruna. Não há informações sobre os estados de saúde deles.