O incêndio atingiu a área de mata do Morro São José, no Complexo da SerrinhaReprodução
Novo incêndio atinge mata no Complexo da Serrinha
Chamas consumiram vegetação durante cerca de seis horas; ninguém ficou ferido
Rio - Um incêndio atingiu, na madrugada desta segunda-feira (10), a mata do Morro São José, no Complexo da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte. As chamas assustaram os moradores da região.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o Quartel de Campinho foi acionado por volta de 0h45. No entanto, as equipes só conseguiram controlar o fogo às 6h15. Ninguém ficou ferido.
Nas redes sociais, um morador da Serrinha falou sobre o incêndio. "O fogo está muito alto. Estou achando que foram balões, além do tempo estar seco também. Lambeu boa parte do morro", disse o homem. A causa do incêndio ainda é desconhecida.
No final do mês passado, um incêndio já havia atingido uma área de mata do Morro da Serrinha. De acordo com relatos, a causa teria sido a queda de uma balão. Apesar da proporção do fogo, ninguém ficou ferido na ocasião.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre os últimos dias 7 e 9, foram registradas 390 ocorrências de fogo em vegetação. Já no primeiro semestre deste ano, a corporação contabilizou 3.916 acionamentos para combater chamas na mata. Só no mês passado, foram 1.347.
Ao DIA, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Fábio Contreiras, explicou que esta época do ano pode influenciar na propagação de chamas.
"Houve um aumento expressivo de incêndios em vegetação. A estiagem e a diminuição da umidade do ar influenciam nesses episódios. Nós estamos atentos e buscamos conscientizar a população para evitar práticas que provocam isso, como descarte de pontas de cigarro, soltura de balões e de fogos de artifício, além da queima de lixo", disse o porta-voz.
Incêndios neste final de semana
Na noite deste sábado (8) e na madrugada de domingo (9), focos de incêndio atingiram diversas vegetações das zonas Norte e Oeste do Rio. Um dos locais atingidos foi o Parque Estadual da Pedra Branca, no trecho de Jardim Sulacap. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mata seca propaga as chamas rapidamente e favorece queimadas.
Próximo à comunidade do 77, moradores de Padre Miguel, na Zona Oeste, ficaram assustados com as chamas que se alastravam, na madrugada deste domingo (9), pela mata na região. Bombeiros estiveram no local e conseguiram controlar o incêndio após cerca de seis horas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.