Índia Potira morre aos 76 anos no RioReprodução

Rio - Glória Maria Aguiar da Silva, a lendária ex-chacrete Índia Potira, morreu aos 76 anos, na terça-feira (11), no Rio. A informação foi confirmada por amigos e familiares nas redes sociais nesta quarta (12). "Hoje a noite perdeu o brilho, minha amiga Glória Maria Aguiar da Silva, a eterna Índia Potira, retornou para a fonte da luz eterna, a Aldeia Espiritual de seus ancestrais", escreveu uma amiga. A ex-assistente de palco de Chacrinha lutava há alguns anos contra um câncer. O velório da ex-chacrete começou às 14h desta quarta, no Cemitério do Caju, na Zona Norte da cidade. Após a cerimônia, o corpo da veterana será cremado. Ela deixa duas filhas, netos e bisnetos. 
Ao lado de nomes como Rita Cadillac, Estrela Dalva e Vera Furacão, Gracinha Copacabana e Cléo Toda, Índia Potira fazia um enorme sucesso como Chacrete no programa "Cassino do Chacrinha". Apesar do sucesso como chacrete, Índia Potira teve uma vida marcada por altos e baixos. Ela já admitiu em diversas entrevistas que tinha problemas com o vício em drogas e que já se prostituiu. 
Em 1986, a dançarina foi presa por por crime de associação ao tráfico e deixou a cadeia em 1990. A partir de então, ela passou a trabalhar como auxiliar de serviços gerais. No documentário "Alô, Alô, Terezinha", de 2009, Potira disse que muitas chacretes "se prostituíam e cheiravam cocaína com os artistas". Ela também relembrou o período em que se apaixonou por um traficante e contou que foi presa três vezes.
"Vou falar, porque a minha vida é um livro aberto. Na época de chacrete, saí com homens para ganhar dinheiro. Foi por necessidade. A gente tinha uma pessoa que ajudava, mantinha", disse Potira em entrevista ao programa "Domingo Show", da Record, em 2014.
"Aos 30 anos, me apaixonei por um bandido e usei maconha, cocaína. Sempre tive recaídas", completou. Na entrevista, ela também falou sobre o câncer de mama. "Olha, em 2010 eu tive um câncer, fiquei sem cabelo, caiu tudo, tirei um seio. Fiz quimioterapia. Foi brabo", disse.
Em 2013, Potira fez uma participação como ela mesma na novela "Amor à Vida" e gravou ao lado de Tatá Weneck e Elizabeth Savalla.