Imagens de câmeras e alarmes em locais públicos serão conectados com atendimento da PM
Iniciativa tecnológica faz parte do programa '190 Integrado', do governo do estado. Os interessados já podem realizar seu cadastro no site da Polícia Militar
Acervo de imagens da PM será ampliado com a cessão de imagens de instituições públicas e privadas cadastradas no programa - Reprodução
Acervo de imagens da PM será ampliado com a cessão de imagens de instituições públicas e privadas cadastradas no programaReprodução
Rio - A partir de agora, imagens de câmeras e sinais de sensores de instituições públicas e privadas instalados em todo território estadual já poderão estar conectados diretamente com o Serviço de Atendimento Emergencial 190 da Polícia Militar. A iniciativa tecnológica faz parte do programa '190 Integrado', do Governo do estado.
Os interessados podem realizar seu cadastro no site da Polícia Militar, cedendo imagens e sistemas de alerta para colaborar com o monitoramento de locais de circulação de público como vias urbanas, praças, estações de transporte, shoppings, agências bancárias e entre outros.
O aviso de chamamento público, já publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, permite a instituições públicas e privadas a realização de acordo de cooperação de cessão de câmeras de videomonitoramento e de alerta de sensores para o programa PMERJ Digital.
"Este é mais um importante passo do Governo na estruturação de um robusto aparato tecnológico aplicado à área de segurança pública. Por isso, estamos investindo muito no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar", afirmou o governador Cláudio Castro.
Ao citar o CICC, o governador refere-se à aquisição de equipamentos e ao desenvolvimento de outras ferramentas tecnológicas já incorporadas ao PMERJ Digital. Uma das principais aquisições foi o Security Command, sistema já instalado este ano no CICC para possibilitar a conexão de diferentes plataformas tecnológicas na área de segurança pública.
"A população só ganha com esse estreitamento da relação entre a sociedade civil e a Polícia Militar já que o programa vai aumentar a velocidade do acionamento das equipes e das ações dos nossos policiais, além de nos ajudar na redução dos trotes para o 190. Também vamos disponibilizar para os colaboradores uma arte gráfica para eles criarem placas, informando a integração com a PM", explicou o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Dúvidas podem ser sanadas junto à Diretoria de Infraestruturas e Tecnologia (DIT), que fica na Rua Carmo Neto, em Cidade Nova, na Zona Central do Rio, ou pelo e-mail dit@pmerj.rj.gov.br.
Ampliando rede de monitoramento
Em relação ao monitoramento de imagens, os operadores baseados no CICC já acompanham em tempo real o patrulhamento em vias públicas, através das câmeras corporais portáteis em operação em todos os batalhões de área e de parte de unidades de policiamento especializado da Polícia Militar.
Esse acervo de imagens será ampliado, ainda este ano, com a cessão de imagens de instituições públicas e privadas cadastradas, além da a implantação, já anunciada pelo Governo do estado, do sistema de videomonitoramento urbano. O material conta com câmeras equipadas com softwares de reconhecimento facial, leitura de placa de veículos e sensores de alarme, para auxiliar no patrulhamento na orla marítima, túneis e vias expressas da capital.
Numa segunda etapa, o sistema de videomonitoramento urbano será ampliado para outras cidades da região metropolitana e do interior do estado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.