Disque Denúncia divulga balanço semestral de resultados Divulgação

Rio -  O Disque Denúncia registrou 36.375 denúncias anônimas sobre atividades criminosas, em todo o estado do Rio, de janeiro a junho deste ano, de acordo com informações do balanço semestral divulgado nesta quinta-feira (14) pelo serviço. 
A partir das informações passadas para as polícias, foram realizadas 445 prisões de criminosos, apreensão de 32 fuzis, 190 pistolas e revólveres, 30 granadas e 2.593 munições para variados calibres.
Os dados apontam que foram retiradas das ruas 647 toneladas de barricadas instaladas por traficantes e milicianos, 9.779 unidades de crack, 700 frascos de cheirinho da loló e 1,17 tonelada de maconha e cocaína.
As ações geradas pelas denúncias anônimas resultaram em 4.703 maços de cigarros contrabandeados, 488 máquinas caça-níqueis foram apreendidas, 70 veículos recuperados e 20.500 litros de diesel apreendidos pela polícia, com a ajuda da população.
Neste período, iniciativas do Disque Denúncia como os programas Procurados, Linha Verde, Cidades e Desaparecidos, auxiliaram na resolução e no combate ao crime e a violência.
O Programa Procurados ajudou a polícia na localização e prisão de 87 criminosos foragidos da Justiça, inclusive de outros estados da Federação, 56 pessoas desaparecidas foram encontradas e levadas de volta às suas famílias com ajuda do Programa Desaparecidos.
O Linha Verde, voltado para denúncias de crimes ambientais, recebeu mais de 9 mil denúncias sobre extração irregular de árvores, desmatamento florestal, guarda e comércio ilegal de animais silvestres, comércio e soltura de balões, uso e comércio de linha chilena e maus tratos contra animais. Ao todo, 315 balões, 6 carretéis grandes de linha chilena e 3 toneladas de carvão foram apreendidas. Mais de 340 pássaros silvestres foram tirados de cativeiros e inseridos de volta à natureza.
O programa Cidades esteve presente nos municípios de Angra dos Reis e Maricá e, juntos, registraram 849 denúncias. Houve a apreensão de 4 armas de fogo, 6 criminosos presos, 1.110 trouxinhas de maconha, 651 pinos de cocaína e 77 frascos de cheirinho da loló e 26.795 m² de área degradada foi interditada e recuperada, com o auxílio da população.
O semestre foi marcado com importantes parcerias com objetivo de obter melhores informações entre o Disque Denúncia e o Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (SINDICARGA), a Semove-Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro e a Fecomércio.
O Disque Denúncia recebe denúncias pelos canais: telefone 21 2253-1177, e no mesmo número, WhatsApp anonimizado, além do aplicativo “Disque Denúncia RJ”, disponível gratuitamente nas plataformas Android e iPhone.